Dia das Mães: 4 dicas para economizar na hora de comprar o presente

Dia das Mães: 4 dicas para economizar na hora de comprar o presente
Já comprou presente para o Dia das Mães deste ano? O No Detalhe tem 4 dicas para você economizar na compra. (Imagem: Rovena Rosa / Agência Brasil)

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Turismo e Serviços (CNC) estima que o Dia das Mães vai movimentar R$14 bilhões em vendas. Esse volume é 1,8% menor do que na comparação com o ano passado, mas a retração já era esperada por conta do aumento dos juros, que passou de 3,5% para 11,75% em 2022. 

A flexibilização dessas medidas e a retomada do fluxo de consumidores permitiram que, no ano passado, o varejo registrasse o maior volume de vendas em seis anos. Em 2022, a situação econômica do País deve afetar um pouco o fôlego das vendas, mas seguimos no caminho da retomada.”, avalia o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

O setor de vestuário, calçados e acessórios, que é o que mais se beneficia nesta data comemorativa, teve um aumento de 1,4% na previsão de faturamento, de acordo com a CNC. Já o de utilidades domésticas e eletrodomésticos pode ter quedas de até 9,5%. 

Publicidade

Publicidade

Como economizar na compra do presente do Dia das Mães?

Dia das Mães: 4 dicas para economizar na hora de comprar o presente
Já comprou presente para o Dia das Mães deste ano? O No Detalhe tem 4 dicas para você economizar na compra. (Imagem: Rovena Rosa / Agência Brasil)

Dia das Mães é uma data extremamente afetiva. Por isso, nem sempre o presente mais caro é a melhor ideia. Existem inúmeras formas de presentear, sem precisar gastar muito dinheiro e ainda fazendo algo memorável. Veja algumas dicas:

Aposte na personalização

Nesta dica, a criatividade vale ouro! Revitalize antigas fitas de VHS com encontros da família, crie um álbum de fotos antigas, peça para que todos os familiares se juntem para gravar um vídeo de homenagem e por aí vai…Na hora de entregar o presente, invista em uma embalagem bonita, que possa ser guardada por muito tempo e que ainda traga um pouco de suspense para o que está dentro dela. 

Crie experiências

Nem sempre objetos são os melhores presentes. Que tal, neste ano, fazer um café da manhã caprichado, um piquenique em um ponto turístico da sua cidade ou uma viagem bate e volta para um destino próximo?! Normalmente, as mães são responsáveis por organizar os passeios. Que tal tomar as rédeas desta vez?

Publicidade

Publicidade

Planejar o presente

Quem realmente quer comprar um presente para o Dia das Mães, precisa se planejar para conseguir economizar. O ideal é fazer uma pesquisa de preços com antecedência, tanto em lojas físicas, quanto virtuais. Perceba quais são as vantagens de cada uma, como disponibilidade rápida dos produtos, frete grátis, parcelamento sem juros, etc. Por fim, outra maneira de não gastar tanto é dividir o valor entre mais pessoas, como irmãos. 

Compre localmente

Na hora das compras, uma forma de não gastar muito e ainda ajudar a economia local é escolher pequenos empreendedores. Muitos ainda estão sofrendo com as consequências financeiras causadas pela pandemia de covid-19 e precisam de ajuda de todos os clientes. Uma peça de artesanato e um chocolate caseiro são boas pedidas neste caso e podem ser mais baratos e de mais qualidade do que um produto em uma grande rede.

Quais são os produtos mais buscados para o Dia das Mães?

Um levantamento realizado pela VirtusPay, fintech especializada em pagamentos via boleto parcelado, aponta quais produtos estão em alta para o Dia das Mães deste ano. Veja alguns deles:

  • Artigos esportivos: acessórios, equipamentos, itens de vestuário e calçados apropriados, que auxiliam e incentivam à prática de atividade física, mesmo que isso seja feito em casa;
  • Equipamentos eletrônicos: as mães também estão ligadas nas tendências tecnológicas e estão de olho em smartphones, livros digitais (e-readers), relógios inteligentes (ou smartwatches), tablets e notebook de última geração;
  • Produtos de beleza: maquiagens, perfumes e equipamentos para os cabelos, como secadores ou escovas elétricas, são itens clássicos do Dia das Mães;
  • Viagens: a flexibilização das medidas sanitárias impostas pela pandemia de covid-19 fez com que muitas famílias buscassem datas para viajar.

Essa lista de produtos demonstra como ainda há um misto de sentimentos entre as famílias que sentem confortáveis em deixar as preocupações com o novo coronavírus e as que preferem investir nos lares. 

Por um lado, existem aquelas que querem viajar e sair de casa, mas também há uma grande tendência de tornar as casas mais confortáveis, depois de um período de isolamento social. 

 

Marina DarieFormada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
Veja mais ›
Fechar