Pouco espaço no armário? Seguimos estas dicas de organização e tivemos resultados incríveis!

Elouise Lopes

25/02/2023

Principalmente quem tem armário pequeno em casa tem dificuldade para fazer uma organização eficiente, fazendo caber todas as roupas.

Veja também: Utilidades INCRÍVEIS do Amido de Milho na limpeza da casa e em receitas

Caso algumas dicas importantes sejam seguidas, vai ser possível guardar toda roupa até nos menores espaços.

Pouco espaço no armário? Seguimos estas dicas de organização e tivemos resultados incríveis!

(Imagem: Faizal Ortho/Pexels)

É bom conhecer essas dicas, para ter sempre um guarda-roupas organizado e limpo – e que conserve as roupas limpas também.

1) Limpar bem o armário

Antes de organizar as coisas no seu armário, você tem que se preocupar em deixá-lo completamente limpo. Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer para ter uma boa organização é tirar tudo que tem dentro do armário e colocar sobre a cama (ou outra superfície que possa usar).

Esvaziando o armário, você vai poder limpá-lo por dentro, tirando a poeira com um pano úmido ou próprio para limpeza do material. Depois de limpar todos os cantos do armário, é bom usar o aspirador. Dessa forma, você vai se livrar da poeira mais escondida no móvel – e daquela que caiu no chão, quando você usou o pano.

2) Criar categorias de roupas

Uma forma que vai te ajudar a manter o guarda-roupa arrumado por mais tempo é deixar as peças separadas por categorias. Você pode ser separar por peças (calças, shorts, bermudas, saias, vestidos etc.) ou mesmo por cor.

Manter tudo separadinho de acordo com uma característica em comum vai ajudar você na hora de procurar pelas peças e corre menos risco de você acabar misturando e bagunçando o armário.

Se a ideia é sempre conseguir encontrar tudo e manter a organização, essa é uma das principais dicas, que você não pode ignorar.

3) Escolher os cabides certos

Outra coisa que você precisa observar na hora de manter a organização do seu armário é escolher bem o cabine em que vai colocar cada peça de roupa. Isso porque não adianta só passar a peça e pendurá-la.

Algumas peças têm um tecido com menor atrito e por isso podem escorregar do material e acabar caindo no armário. Para evitar que isso aconteça e você perca seu trabalho (além de gastar com eletricidade), você pode optar por usar cabides de veludo para blusas de seda, por exemplo.

É bom sempre considerar o tipo de alça da peça e os “ganchos” do cabide antes de pendurar a roupa.

4) Dobrar as roupas do jeito certo

Não adianta dobrar a roupa de qualquer jeito e guardá-las. Fazer isso pode não ser tão bom porque a organização vai acabar sendo perdida e você ainda corre o risco de só ter roupas amassadas para sair.

Por causa disso, você precisa ter muita atenção à forma como dobra as peças de roupa. Afinal, não é bom você dobrar a roupa e deixar partes que devem ficar lisas com marcas de dobras.

Se a ideia é ter mais espaço no armário e ter roupas sem partes amassadas, você pode usar rolinhos quando estiver guardando as roupas de volta no armário.

5) Ter muito cuidado ao usar prateleiras

O espaço que tem nas prateleiras e também nas gavetas são limitados. Dessa forma, você precisa analisar bem antes de começar a guardar roupa em cada canto.

Você deve saber desde o princípio onde vai guardar as roupas sociais, as roupas íntimas, as roupas de ficar em casa, além de itens como meias, cintos e mais.

Se você planejar onde vai guardar cada coisa, é certo que a organização vai render mais espaço para as suas coisas no armário.

6) Guardar as roupas que estão sendo usadas

Durante o inverno, vestimos roupas mais quentinhas e no verão preferimos as roupas mais frescas. Seguindo essa linha de pensamento, é bom você fazer uma organização no seu armário no começo de cada estação, de modo que as roupas que você com certeza não vai usar não fiquem no caminho.

É bom guardar essas peças fora do guarda-roupa, temporariamente, se for possível. Dá para colocar essas peças que vão ficar sem uso por um tempo em caixas ou em sacos de plástico a vácuo.

Se não tiver essa opção de colocar em outro local que não no armário, apenas deixe essas peças separadas em uma área que não atrapalhe quando for pegar as roupas que realmente interessam.

7) Fazer uma manutenção regularmente

O mais certo de se fazer para deixar o armário sempre organizado é fazer uma manutenção. Você pode fazer essa manutenção no início das estações, como comentamos antes, mas também pode fazer em menos tempo.

A frequência vai depender do quanto de poeira que pode se estabelecer no armário e do quanto você consegue manter tudo organizado, como deixou na última arrumação.

Fazer a manutenção regularmente ajuda e muito a manter o armário todo bonitinho.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.