Se você NÃO LEVAR estes documentos no dia da Eleição você NÃO poderá votar

Elouise Lopes

01/10/2022

No dia 2 de outubro, em que vai acontecer o primeiro turno das Eleições Gerais de 2022, existem documentos que o cidadão não deve deixar de levar para poder participar da eleição e exercer sua cidadania.

A seguir, você fica sabendo quais documentos são válidos em dia de eleição e por isso não podem faltar.

Documentos que não podem faltar em dia de eleição

No Brasil, existem mais de 156 milhões de cidadãos aptos a votar. No dia da eleição, é importante estar ciente sobre certas obrigações.

Aqueles cidadãos que realizaram o cadastro da biometria vão poder utilizar a digital para identificação na hora de votar. Porém, para ter acesso ao local de votação, o cidadão é obrigado a apresentar documento de identificação oficial com foto, para comprovar identidade.

Não é diferente para quem não fez o cadastro da biometria, uma vez que precisará comprovar identidade, apresentando documento com foto, para ter acesso ao local de votação e, posteriormente, à urna eleitoral.

Esse documento não precisa ser necessariamente o título de eleitor, mas a Justiça Eleitoral recomenda ter em mãos para verificar o local de votação.

Na verdade, o cidadão pode apresentar os seguintes documentos para votar:

  • e-Título (título de eleitor em meio digital. Se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);
  • Carteira de identidade;
  • Identidade social;
  • Passaporte;
  • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
  • Certificado de reservista;
  • Carteira de trabalho;
  • Carteira nacional de habilitação.

É importante saber que, se o título de eleitor estiver sem foto, o documento não vai servir para comprovação de identidade. Nesse caso, será necessário apresentar outro entre os documentos indicados acima. Do contrário, o cidadão vai ser impedido de votar.

É importante lembrar que neste domingo, dia 2 de outubro, ocorrerá o primeiro turno, das 8h às 17h (horário de Brasília). O segundo turno será no dia 30 de outubro, das 8h às 17h (horário de Brasília).

Veja também: 4 benefícios que podem DOBRAR o valor do Auxílio Brasil

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.