Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao governo do Espírito Santo
Veja quem são os pré-candidatos ao governo do Espírito Santo nas eleições de 2022 e algumas expectativas para a disputa deste ano.
O Espírito Santo pode ter uma das eleições mais movimentadas do país em 2022, já que a lista de pré-candidatos ao Governo do Estado conta com alguns nomes conhecidos da população capixaba.
Além disso, a disputa no Espírito Santo pode ser impactada pela eleição para presidente. Afinal, há candidatos que devem contar com o apoio de presidenciáveis e provável disputa entre candidatos de partidos que devem formar chapa na corrida presidencial.
Para entender melhor o cenário da disputa no Espírito Santo e conhecer os pré-candidatos ao Governo do Estado, continue acompanhando o texto abaixo.
Renato Casagrande (PSB)
O atual governador do Espírito Santo deve buscar a reeleição e já ganhou a disputa pelo governo em 1º turno em duas ocasiões, em 2010 e 2018. Com isso, Renato Casagrande aparece como favorito para a eleição deste ano.
Casagrande é formado em engenharia florestal e direito, e já foi senador, vice-governador, deputado estadual e federal, além de ter chefiado algumas secretarias.
Carlos Manato (PL)
Carlos Manato foi segundo colocado nas eleições de 2018 e aparece como pré-candidato novamente para a disputa pelo governo do Espírito Santo neste ano.
Formado em medicina, o ex-deputado federal se filiou recentemente ao Partido Liberal e deve ser o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.
Fabiano Contarato (PT)
O senador Fabiano Contarato chegou ao PT em 2021 e pode ser o candidato apoiado pelo ex-presidente Lula no Espírito Santo. Contarato é formado em direito, foi delegado de Polícia Civil e professor universitário, e ganhou destaque nacional durante a CPI da Pandemia no ano passado.
No entanto, sua candidatura ao governo pode enfrentar um impasse por conta da provável chapa entre PT e PSB na corrida presidencial deste ano. Isso porque o PSB, que deve indicar Geraldo Alckmin como vice de Lula, é o mesmo partido do governador Renato Casagrande.
Felipe Rigoni (União Brasil)
Felipe Rigone está em seu primeiro mandato como deputado federal e já foi anunciado como pré-candidato ao governo do Espírito Santo pelo União Brasil, partido recém-criado a partir da fusão entre DEM e PSL.
Formado em engenharia, Rigoni fez história em 2018 ao se tornar o primeiro deputado federal cego eleito no Brasil.
Outros pré-candidatos ao governo do Espírito Santo em 2022
Além dos nomes já citados, a lista de pré-candidatos ao governo do Espírito Santo neste ano ainda inclui:
- Audifax Barcelos (Rede) – ex-deputado federal e ex-prefeito de Serra;
- Guerino Zanon (PSD) – ex-prefeito de Linhares e ex-deputado estadual;
- Rose de Freitas (MDB) – senadora e ex-deputada federal e estadual;
- Erick Musso (Republicanos) – presidente da Assembleia Legislativa e ex-vereador;
- Aridelmo Teixeira (Novo) – secretário da Fazenda de Vitória.
Veja também: Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao governo de Minas Gerais