Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao governo do Espírito Santo

Veja quem são os pré-candidatos ao governo do Espírito Santo nas eleições de 2022 e algumas expectativas para a disputa deste ano.

O Espírito Santo pode ter uma das eleições mais movimentadas do país em 2022, já que a lista de pré-candidatos ao Governo do Estado conta com alguns nomes conhecidos da população capixaba.

Além disso, a disputa no Espírito Santo pode ser impactada pela eleição para presidente. Afinal, há candidatos que devem contar com o apoio de presidenciáveis e provável disputa entre candidatos de partidos que devem formar chapa na corrida presidencial.

Publicidade

Publicidade

Para entender melhor o cenário da disputa no Espírito Santo e conhecer os pré-candidatos ao Governo do Estado, continue acompanhando o texto abaixo.

Renato Casagrande (PSB)

Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao governo do Espírito Santo
Conheça os pré-candidatos ao governo do Espírito Santo nas eleições de 2022. Foto: SECULT-ES

O atual governador do Espírito Santo deve buscar a reeleição e já ganhou a disputa pelo governo em 1º turno em duas ocasiões, em 2010 e 2018. Com isso, Renato Casagrande aparece como favorito para a eleição deste ano.

Casagrande é formado em engenharia florestal e direito, e já foi senador, vice-governador, deputado estadual e federal, além de ter chefiado algumas secretarias.

Publicidade

Publicidade

Carlos Manato (PL)

Carlos Manato foi segundo colocado nas eleições de 2018 e aparece como pré-candidato novamente para a disputa pelo governo do Espírito Santo neste ano.

Formado em medicina, o ex-deputado federal se filiou recentemente ao Partido Liberal e deve ser o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Fabiano Contarato (PT)

O senador Fabiano Contarato chegou ao PT em 2021 e pode ser o candidato apoiado pelo ex-presidente Lula no Espírito Santo. Contarato é formado em direito, foi delegado de Polícia Civil e professor universitário, e ganhou destaque nacional durante a CPI da Pandemia no ano passado.

No entanto, sua candidatura ao governo pode enfrentar um impasse por conta da provável chapa entre PT e PSB na corrida presidencial deste ano. Isso porque o PSB, que deve indicar Geraldo Alckmin como vice de Lula, é o mesmo partido do governador Renato Casagrande.

Felipe Rigoni (União Brasil)

Felipe Rigone está em seu primeiro mandato como deputado federal e já foi anunciado como pré-candidato ao governo do Espírito Santo pelo União Brasil, partido recém-criado a partir da fusão entre DEM e PSL.

Formado em engenharia, Rigoni fez história em 2018 ao se tornar o primeiro deputado federal cego eleito no Brasil.

Outros pré-candidatos ao governo do Espírito Santo em 2022

Publicidade

Publicidade

Além dos nomes já citados, a lista de pré-candidatos ao governo do Espírito Santo neste ano ainda inclui:

  • Audifax Barcelos (Rede) – ex-deputado federal e ex-prefeito de Serra;
  • Guerino Zanon (PSD) – ex-prefeito de Linhares e ex-deputado estadual;
  • Rose de Freitas (MDB) – senadora e ex-deputada federal e estadual;
  • Erick Musso (Republicanos) – presidente da Assembleia Legislativa e ex-vereador;
  • Aridelmo Teixeira (Novo) – secretário da Fazenda de Vitória.

Veja também: Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao governo de Minas Gerais

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário