Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao governo de Pernambuco

Veja quem são os pré-candidatos ao governo de Pernambuco em 2022 e confira os números da pesquisa mais recente no estado.

Em Pernambuco, a disputa pelo governo do estado promete ser acirrada nas eleições 2022, e a lista de pré-candidatos conta com alguns nomes conhecidos no cenário político local.

Neste ano, os pernambucanos elegerão um novo governador, já que Paulo Câmara (PSB) não pode disputar uma nova reeleição.

Publicidade

Publicidade

A seguir, veja quem são os pré-candidatos ao governo de Pernambuco nas eleições de 2022 e o que diz a pesquisa de intenção de votos mais recente no estado, divulgada em maio pelo Instituto Paraná Pesquisas.

Danilo Cabral (PSB)

Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao governo de Pernambuco
Veja quem são os pré-candidatos ao governo de Pernambuco em 2022. Foto: Pedro Alves/g1

O deputado de federal Danilo Cabral é o pré-candidato pelo partido do atual governador, ou seja, quem deve representar a atual gestão. Além disso, Cabral também deve contar com o apoio do PT, que abriu mão da candidatura do senador Humberto Costa para apoiá-lo.

Mas segundo o levantamento da Paraná Pesquisas, o deputado tem um longo caminho para chegar ao segundo turno, pois por enquanto aparece na quinta colocação com 7,1% das intenções de voto.

Publicidade

Publicidade

Marília Arraes (Solidariedade)

A deputada federal Marília Arraes chegou ao Solidariedade após enfrentar problemas internos no PT, e hoje lidera a disputa pelo governo de Pernambuco com 28,8% das intenções de voto, segundo o Paraná Pesquisas.

Arraes é advogada e antes de se tornar deputada federal também foi vereadora de Recife e secretária de Juventude e Emprego de Pernambuco no governo de Eduardo Campos.

Raquel Lyra (PSDB)

Raquel Lyra renunciou ao cargo de prefeita de Caruaru, onde exercia seu segundo mandato consecutivo, para disputar o governo de Pernambuco. No levantamento da Paraná Pesquisas, ela aparece em 2º lugar com 16% das intenções de voto.

Além de prefeita, Lyra também já atuou como deputada estadual por dois mandatos, delegada da Polícia Federal e chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo na gestão de Eduardo Campo.

Miguel Coelho (União Brasil)

Assim como Raquel Lyra, o ex-deputado estadual Miguel Coelho renunciou ao cargo renunciou ao cargo de prefeito de Petrolina, para o qual foi reeleito em 2020, para concorrer ao governo.

Filho do senador Fernando Bezerra Coelho, Miguel aparece em 3º lugar no levantamento da Paraná Pesquisas, com 13,6% das intenções de voto.

Outros pré-candidatos ao governo de Pernambuco em 2022

Publicidade

Publicidade

Além dos nomes já citados, a lista de pré-candidatos ao governo de Pernambuco em 2022 ainda inclui:

  • Anderson Ferreira (PL) – ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, 4º lugar no levantamento da Paraná Pesquisas (12,3%);
  • João Arnaldo (PSOL) – Advogado, candidato a vice-prefeito na chapa de Marília Arraes em 2020;
  • Jones Manoel (PCB) – Historiador e youtuber.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário