Empreender em 2022: Confira os setores mais promissores!

Flavio Carvalho

09/01/2022

Apesar dos claros desafios econômicos que o Brasil enfrenta após um período prolongado de efeitos da pandemia, empreender em 2022 ainda é uma atividade procurada e cada vez mais incentivada.

Isso porque existem oportunidades em diversos setores do mercado, que trazem novidades e particularidades que podem beneficiar muito quem decidir pelo investimento nestes. 

empreender em 2022 vale a pena mesmo?

Fonte/Reprodução: Original

Mas é de suma importância ter atenção com os rumos do mercado, isto é, quais produtos, serviços, e formas de veiculação destes estão em alta. Assim, será possível tanto começar uma empresa quanto escalar uma já existente.

A variedade de segmentos é vasta e diversificada, pois vai desde o setor agrário, especialmente com a adição do elemento tecnológico, aos setores alimentícios e de prestação de serviços.

Portanto, empreender em 2002 será, em simultâneo, um desafio para manter um fluxo de caixa adequado e um crescimento esperado na empresa, mas certamente também será o momento para agarrar oportunidades únicas. Tudo por conta das tendências que aparecem em cada setor da economia.

Empreender em 2022 será bom?

Os especialistas indicam que mesmo com todos os problemas, estagnação, inflação, desaquecimento da economia, entre outros, o ano de 2022 será um bom ano para empreender.

Isso vale tanto para as pessoas que desejam dar o primeiro passo no mundo dos negócios, como a abertura de uma microempresa, para aqueles que já estão encaminhados e precisam escalonar as atividades. 

Melhores setores para empreender em 2022

Empreender com sucesso é uma jornada com início já na escolha do setor a ser investido. Portanto, o ideal é ficar mesmo de olho nas tendências do mercado. Isso sem deixar, é claro, de respeitar as próprias preferências em relação ao nicho.

Afinal, é preciso conhecer e ter afinidade com um dado produto ou serviço para garantir boas e constantes vendas.

Setor agropecuário

Embora tenha ocorrido uma baixa econômica desse setor, principalmente com o aumento de produtos como fertilizantes e agrotóxicos, existem oportunidades a serem exploradas.

Isso se dá em especial por conta do advento das empresas de tecnologia que servem como alternativa ao uso de produtos tradicionais para o cultivo de alimentos naturais e produtos de origem animal.

Trazer a inteligência característica das startups para os produtos do campo é um caminho certo para ganhos nesse setor.

Setor da saúde

O que dita os rumos do setor da saúde é trazê-lo para o bem-estar das pessoas, que buscam muito por qualidade de vida cada vez mais. Mesmo com as baixas de economia, a procura por serviços de saúde não vai parar. 

Nichos como a saúde feminina e dos idosos podem ser explorados por campanhas de marketing com caráter de pessoalidade. Além disso, as consultas remotas são cada vez mais exploradas pelos próprios médicos, portanto investir em plataformas dessa natureza pode ser provar um caminho de bons rendimentos, com baixos custos. 

Mas as consultas presenciais ainda têm muita prevalência, logo o investimento em espaços físicos, bem equipados, também pode gerar lucros, principalmente a quem já dispõe dos espaços, mas ainda não os deu um destino;

Setor de cuidados com Pets

Mais uma necessidade que surge do fato da vida das pessoas ser extremamente corrida. Serviços de cuidados com pets, que vão desde a adestração, a higiene, até mesmo aos hotéis para bichinhos, são cada vez mais procurados. 

Mesmo que esse setor já possua seus líderes no mercado, como a Petlove e a Cobasi, sobra espaço para pequenas empresas oferecerem serviços de qualidade, personalizados, sempre em busca de explorar a exclusividade do trabalho e a localidade para obter mais clientes.

Setor de serviços

Sem dúvidas, o setor de serviços é uma das melhores áreas para empreender em 2022, pois é um trabalho cujo objeto principal é o conhecimento do empreendedor. Serviços de aulas, cursos de todas as espécies, inclusive de marketing digital, estão em alta.

Especialmente devido ao tempo passado em casa, os consumidores de serviço já estão ambientados à rotina de consumir infoprodutos, verdadeiras qualificações que podem adquiridas do conforto de suas casas, por preços justos.

No setor de serviços, prevalecem os nichos das aulas em cursos online, marketing digital, com atenção à produção de conteúdo, e áreas de bem-estar.

Setor alimentício

A lógica que regra este setor está na originalidade de trazer alimentos mais saudáveis a um público bem qualificado. Pessoas de classes e orientações diversas, por conta das muitas informações divulgadas na internet, estão cada vez mais dispostas a investir em rotinas de alimentação saudável.

Para atender essa demanda, as empresas do ramo alimentício devem se adequar a tais parâmetros, que investem na qualidade primária, nutricional de seus alimentos. Comidas baseadas em plantas e com alto valor proteico estão em alta.

Também vale considerar a conjugação de um bom produto com o ato do delivery, para aguçar não apenas a demanda por saúde, mas a conveniência do cliente.

Empreender em 2022 pode ser desafiador no sentido de que é preciso buscar soluções novas para situações que surgiram com os rumos da pandemia, da economia e dos hábitos de clientes.

Por outro lado, são verdadeiras oportunidades para sair na frente, explorar lacunas no mercado e colocar a empresa no topo, como verdadeira autoridade e um ponto de vendas constante no setor escolhido.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

0

Aguarde, procurando sua resposta