Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil deve ser liberado a qualquer momento

Fique sabendo como vai funcionar o Empréstimo Consignado para quem recebe Auxílio Brasil, quem tem direito e mais.

O atual presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a medida provisória (MP) do Auxílio Brasil que estabelece o valor mínimo de R$ 400 no dia 18 de maio. A partir de agora, existe a possibilidade de os beneficiários do programa contratarem empréstimo consignado.

O Governo ainda não divulgou oficialmente uma data para o início da contratação do empréstimo.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo como irá funcionar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, quem poderá contratar e confere o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil em junho de 2022. Continue lendo!

Como vai funcionar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?

Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil deve ser liberado a qualquer momento
Fique sabendo como vai funcionar o Empréstimo Consignado para quem recebe Auxílio Brasil, quem tem direito e mais. (Imagem: Pexels/Divulgação)

A Medida Provisória do programa, sancionada no último dia 18 de maio, não tem uma ligação direta com os empréstimos.

Apesar disso, é importante saber que o texto, que torna o valor mínimo de R$ 400 permanente, facilita a aprovação do consignado. O governo já fez o anúncio oficial do empréstimo consignado do Auxílio Brasil. No entanto, na prática, essa contratação ainda não existe.

Publicidade

Publicidade

Em conformidade com informações oficiais, a liberação aguarda o anúncio da regulamentação do empréstimo, que deve vir por parte do Ministério da Cidadania. Afinal, para que o empréstimo possa ser liberado, é preciso primeiro que ele seja regulamentado, por meio do estabelecimento de regras básicas do crédito, como esclarecemos em outra matéria.

Por sua vez, estas devem ser estudadas e divulgadas de maneira devida. A partir da regulamentação, teremos a definição de questões como taxa de juros, entrada e saída no consignado e mais.

É claro que, mesmo sem a finalização e divulgação da regulamentação do empréstimo, os pagamentos do Auxílio Brasil seguiram sem qualquer impedimento ao longo do mês de maio. No mês de junho não será diferente e os beneficiários do programa devem ficar atentos às datas de pagamento.

No meio disso, é importante que os participantes do Auxílio Brasil tomem cuidados básicos para não ter o cadastro bloqueado, fazendo a atualização cadastral no CadÚnico sempre que necessário. Muitas famílias acabam perdendo o direito ao benefício social por não manterem a devida transparência com o estado.

É necessário ter muita cautela para não cair na malha fina do Auxílio Brasil.

Quem poderá contratar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?

Antes da assinatura da Medida Provisória, apenas aposentados e pensionistas do INSS tinham direito ao empréstimo consignado.

Publicidade

Publicidade

Porém, essa realidade mudou. A partir de agora, todas as famílias que recebem o Auxílio Brasil e os idosos com mais de 65 anos que ganham o Benefício de Prestação Continuada (a chamada BPC/LOAS) terão a possibilidade de fazer a contratação.

A ressalva a respeito disso é que a contratação do empréstimo consignado irá comprometer até 40% do valor do mensal do Auxílio Brasil, o que equivale a 160,00 mensais do benefício.

Ao mesmo tempo, vale comentar que todos os bancos irão poder disponibilizar o crédito e também que não haverá necessidade de avaliação de risco. Afinal, as parcelas serão descontadas diretamente do pagamento do Auxílio Brasil.

Saberemos mais detalhes a respeito da contratação quando a regulamentação for divulgada pelo Governo Federal, o que poderá acontecer a qualquer momento.

Publicidade

Outro ponto a que devemos chamar a atenção é que a contratação do empréstimo será facultativa, o que significa que os beneficiários não serão obrigados a emprestar dinheiro.

Publicidade

Calendário de pagamentos do Auxílio Brasil em junho de 2022

Como comentamos anteriormente, os pagamentos do Auxílio Brasil seguirão ocorrendo normalmente. Confira as datas referentes ao mês de junho.

Nº final do NIS Data do pagamento
1 17 de junho
2 20 de junho
3 21 de junho
4 22 de junho
5 23 de junho
6 24 de junho
7 27 de junho
8 28 de junho
9 29 de junho
0 30 de junho

Veja também: Autorizado concurso com 1.699 vagas do INSS e da Receita Federal

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário