Empréstimo do Auxílio Brasil RECUSADO? Veja o passo a passo para fazer um NOVO PEDIDO no Caixa Tem

Elouise Lopes

27/10/2022

Após as suspensões das atividades relacionadas ao empréstimo consignado do Auxílio Brasil, usuários do Caixa Tem vêm relatando que o pedido não sai da fase de processamento ou que o pedido foi recusado.

A seguir, você fica sabendo o que é preciso fazer para resolver o problema.

O que fazer se o pedido de empréstimo consignado do Auxílio Brasil for recusado?

Beneficiários do Auxílio Brasil que solicitaram o empréstimo consignado pelo aplicativo Caixa Tem e tiveram o pedido recusado ou “em processamento” podem fazer uma nova solicitação.

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Nos casos em que o pedido fica continuamente “em processamento”, a Caixa pede o prazo de dois dias úteis para dar uma resposta ao pedido de empréstimo. No caso de o pedido ter sido recusado, a autarquia aponta para os seguintes possíveis motivos e para as respectivas soluções:

  • CPF com problema na Receita Federal: o cidadão precisa regularizar a pendência no órgão.
  • Não ter atendido a convocação do Ministério da Cidadania: o beneficiário do Auxílio Brasil precisa ir regularizar a situação nos locais de atendimento.
  • Ainda não ter recebido três parcelas do benefício: um dos critérios para o empréstimo é que o cidadão esteja recebendo o Auxílio Brasil há pelo menos 90 dias. Caso ainda não tenha cumprido com este período, o beneficiário deve aguardar os três pagamentos para só depois poder pedir o crédito;
  • Não receber o benefício em conta: o beneficiário deverá atualizar o cadastro no CadÚnico para abrir a conta. Só depois de receber o primeiro auxílio na nova conta será possível pedir o crédito.

Depois de resolver as situações mencionadas acima, o usuário pode fazer um novo pedido de empréstimo, após dois dias úteis.

Como fazer novo pedido?

Pelo aplicativo do Caixa Tem, o usuário pode seguir o seguinte passo a passo para entrar com novo pedido de empréstimo pelo Auxílio Brasil:

  1. Acessar o aplicativo do Caixa Tem e ir na opção “Consignado Auxílio”;
  2. Depois disso, o usuário deve clicar em “Simular” e, caso esteja de acordo com as condições, selecionar a opção “Contratar”;
  3. Seguir as orientações que aparecerem na tela e concluir um novo pedido.

Outra alternativa é ir a uma casa lotérica. Nesse caso, o cidadão deve apresentar seu RG e CPF originais e cartão do Auxílio Brasil ou da sua conta onde o benefício é pago.

Em caso de o cidadão optar por fazer novo pedido em um correspondente Caixa Aqui ou agência da Caixa Econômica, ele deve apresentar RG e CPF originais e um comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone, por exemplo).

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Elouise Lopes
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Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.