Empréstimos Online: Os cuidados necessários na hora de solicitar um empréstimo
Empréstimos online garantes comodidade e rapidez, mas eles também podem ser uma cilada. Veja sinais de que a oferta vantajosa pode ser golpe.
Nos últimos anos, muitas fintechs e bancos digitais começaram a ofertar serviços de empréstimos online, para a comodidade dos consumidores. Normalmente, a solicitação de crédito é simples e a análise é feita em poucos dias. Mas com tanta facilidade, muitos golpistas se aproveitam e lançam empréstimos falsos.
Dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostram que houve um aumento de 60% nas fraudes financeiras durante o período de isolamento da Covid-19. As principais vítimas são os idosos, aposentados ou pensionistas do INSS e o golpe do empréstimo consignado é o mais comum.
Como é o golpe dos empréstimos online?
O golpe do empréstimo online parece muito vantajoso, pois os criminosos se passam por falsas instituições financeiras e oferecem valores nunca encontrados antes em bancos tradicionais. Além disso, os golpistas prometem liberação fácil de dinheiro para consumidores negativados.
Depois que o consumidor preenche o cadastro no site falso, os bandidos pedem que ele assine um suposto contrato. O que normalmente acontece é que, neste contrato, estão descritas cláusulas impondo multas altíssimas, caso haja desistência. Outro detalhe é que, para que o falso empréstimo seja liberado, os bandidos pedem o pagamento prévio de taxas e impostos – algo que é proibido.
A FEBRABAN alerta que não existe nenhum tipo de empréstimo em que a pessoa tenha que fazer qualquer tipo de pagamento antecipado, seja de impostos, de preenchimento de cadastro ou de supostos adiantamentos de parcelas, e esclarece que este tipo de abordagem é fraude. Em todas as operações de crédito regulares, o cliente recebe o dinheiro e não tem que pagar nada para obter o empréstimo. Desconfie de sites na internet que ofereçam crédito com condições vantajosas. Sempre pesquise e verifique se a instituição é autorizada pelo Banco Central a oferecer empréstimos”, informa a federação por meio de nota.
Dicas para não cair em golpes
A plataforma do Serasa oferece sete dicas para evitar de cair em golpes relacionados à contratação de empréstimos online:
- Não acredite em ofertas muito atraentes;
- Tenha calma e consulte mais informações sobre a empresa antes de solicitar o crédito;
- Verifique se as empresas seguem as normas do Banco Central para conceder crédito;
- Não faça depósitos ou transferências antes de receber qualquer valor;
- Não passe seus dados pessoais e documentos para desconhecidos. Tenha certeza que você está falando com um canal oficial da empresa;
- Não aceite pagar as parcelas do empréstimo em contas de pessoas físicas;
- Verifique o endereço da empresa e se ela realmente opera no local;
- Faça uma pesquisa de satisfação da empresa em sites como Reclame Aqui e Procon.
Outras orientações são sugeridas pela especialista em segurança da informação, Mariá Possobom Rocha. Ela afirma que as fraudes se renovam constantemente e que por esse motivo, o consumidor precisa estar atento aos pequenos detalhes.
“Os criminosos chegam a criar páginas inteiras completamente falsas que simulam endereços de bancos ou financeiras. Ao fazer o cadastro nesses sites, o usuário acaba deixando número de RG, CPF e os bandidos podem causar muitos problemas na vida da vítima fazendo empréstimos no nome dela, compras, abrindo contas em outras instituições e até sujando o nome da pessoa”, explica.
O que fazer em caso de fraudes envolvendo solicitação de crédito?
Se mesmo seguindo todas as dicas, o consumidor se torna vítima de uma fraude de empréstimos online, ele precisa agir rapidamente. Vários canais de atendimento devem ser acionados:
- Fazer um boletim de ocorrência na polícia civil da sua região;
- Formalizar uma reclamação no Banco Central pelo telefone 145 ou pelo site da instituição;
- Entrar em contato com seu banco ou financeira a qual pertence o débito do empréstimo consignado;
- Formalizar uma reclamação em um órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) ou no Ministério Público.
Esse também é o momento de reunir todas as provas que indiquem como o golpe foi realizado, como os contatos dos golpistas, sites em que cadastros foram realizados, comprovantes fiscais, prints de conversas em aplicativos de mensagens, etc.