Qual a diferença entre endividamento e inadimplência?

Elouise Lopes

28/08/2022

Os termos endividamento e inadimplência costumam ser usados como sinônimos. Porém, eles não são a mesma coisa e é importante saber a diferença entre eles.

Isso ajuda a evitar confusão, principalmente na hora de administrar a vida financeira.

A seguir, você fica sabendo qual a diferença entre endividamento e inadimplência, como sair do endividamento e como fugir da inadimplência. Confira!

Qual a diferença entre endividamento e inadimplência?

O endividamento acontece quando um cidadão ou uma cidadã utiliza um crédito concedido por uma determinada instituição financeira. Em geral, esse crédito pode ser próprio do cartão de crédito, como também pode dizer respeito ao crédito contratado em um empréstimo ou financiado.

Independente da forma como a pessoa utilize o crédito concedido, ao utilizá-lo ela acaba contraindo uma dívida. Isso quer dizer que o endividamento é o ato de utilizar um crédito para fazer pagamentos e quitar o valor em outro momento, conforme combinado com a instituição financeira.

Sendo assim, é possível dizer que o cidadão está endividado quando ele está devendo um pagamento para uma empresa.

Caso o cidadão acabe deixando de fazer o pagamento desta dívida dentro do prazo, conforme combinado com a instituição financeira, ele acaba se colocando em uma situação de inadimplência. Afinal, a inadimplência diz respeito ao momento em que o cidadão acaba por deixar de cumprir com a sua parte em um combinado.

Desse modo, a inadimplência financeira é o ato de deixar de fazer o pagamento de uma conta no momento em que foi acertado com uma dada organização. Por isso, não necessariamente uma pessoa que está endividada é uma pessoa que esteja inadimplente. Mas é possível que uma pessoa endividada se torne inadimplente.

É comum que o cidadão que esteja com diversas dívidas ativas acumuladas acabe perdendo o controle sobre aquilo que deve pagar e então se torne inadimplente em algum momento.

Como resolver situação de endividamento?

Tendo em vista que o endividamento tem a ver com pagamentos que precisam ser pagos a longo prazo, a melhor forma de fugir dele é comprar aquilo que se sabe que vai poder pagar o mais rápido possível.

Isso porque a tendência é que o endividamento se torne maior com o tempo, tornando-se mais difícil quitar essas dívidas. Sendo assim, é bom evitar fazer dívidas muito altas e considerar todos os fatores possíveis, na hora de tomar a decisão de fazer uma dívida: taxas de juros, IOF e outros mais.

Entre aqueles que possuem muitas dívidas acumuladas, é comum acabar optando por renegociar a dívida. A partir da renegociação, é possível ter um prazo mais vantajoso ou mesmo parcelas que caibam em seu bolso.

Também é uma opção nos casos de endividamento fazer empréstimos, quando eles têm mais vantagens do que a própria dívida, com juros menores e assim sucessivamente.

O consumidor precisa tomar muito cuidado na hora de assinar contratos de empréstimo, financiamento e utilização de crédito em geral, para evitar cair em um endividamento sem fim.

Como fugir da inadimplência?

A melhor forma para fugir da inadimplência é organizar as contas. O consumidor deve se preocupar em fazer o pagamento de suas contas em dia, para evitar o aperto na data em que o prazo termina.

Uma boa opção é priorizar contas básicas de casa, que devem ser pagas todos os meses. Também deve ser colocada na ponta do lápis a fatura do cartão e todas as demais contas que precisam ser quitadas ao longo do mês.

Para sair da inadimplência em casos em que já existem contas atrasadas, o consumidor deve priorizar aquilo que já está em atraso.

Sair do endividamento e da inadimplência é uma ótima maneira de reassumir o controle da vida financeira.

Veja também: O que significa IOF de Financiamento? Saiba mais sobre o imposto

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta