Enem 2022: candidatos agora podem pagar taxa de inscrição com Pix ou Cartão de Crédito

Uma das grandes novidades do Enem 2022 é a possibilidade de pagar a taxa de inscrição com PIX ou cartão de crédito. Veja mais detalhes!

Uma das principais novidades do Enem 2022 é que, neste ano, os candidatos podem pagar a taxa de inscrição pelo PIX ou cartão de crédito, além do boleto bancário que já estava disponível para download na Página do Participante. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), essa é uma forma de ampliar o alcance e facilitar a conclusão da inscrição dos interessados.

Pela quarta vez consecutiva, a taxa de inscrição não sofreu alterações no valor e custa R$85,00, tanto para a versão impressa, quanto digital do Exame Nacional do Ensino Médio. A confirmação de participação só é feita após o candidato efetuar o pagamento dela.

Publicidade

Publicidade

Como funciona a isenção da taxa de inscrição do Enem 2022?

Enem 2022: candidatos agora podem pagar taxa de inscrição com Pix ou Cartão de Crédito
Inscrições para o Enem 2022 já começaram? Você sabe quais são as novidades deste ano? O No Detalhe te explica. (Imagem: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 já terminou. Agora, todas as listas com os nomes dos participantes que conseguiram o direito ao não pagamento da taxa, incluindo os que entraram com recurso, foram divulgadas. 

Veja quem teve direito à isenção: 

  • Membros de família de baixa renda que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Estudante que esteja cursando a última série do ensino médio em 2022, de qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tem renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) destaca que, mesmo quem conseguiu a isenção, precisa fazer a inscrição para participar do exame

Publicidade

Publicidade

Os interessados em fazer o Enem 2022, isentos ou não, devem realizar a inscrição entre os dias 10 e 21 de maio, também pela Página do Participante”.

Inscrições para o Enem 2022 abertas!

As inscrições para o Enem 2022 começaram nesta semana e vão até 21 de maio pela Página do Participante. As provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. Os candidatos poderão escolher se querem fazer a prova impressa ou digital, que neste ano tem 101.100 vagas disponíveis.

Esta edição do exame terá algumas novidades, como a possibilidade de solicitar tratamento pelo nome social e pagar e utilizar documentos digitais, como  e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital, para a identificação do participante no dia da prova. 

Para que eles sejam aceitos, eles devem ser apresentados nos aplicativos oficiais. Capturas de telas, ou ou chamados prints, não serão aceitos.

Veja algumas datas importantes sobre o Enem 2022:

  • Inscrições: 10 a 21/05/2022; 
  • Pagamento da taxa de inscrição: 10 a 27/05/2022: 
  • Atendimento Especializado – Solicitação: 10 a 21/05/2022; 
  • Atendimento Especializado – Resultado: 7/06/2022;
  • Atendimento Especializado – Recurso: 7/06 a 12/06/2022;
  • Atendimento Especializado – Resultado do recurso: 22/06/2022;
  • Tratamento pelo Nome Social – Solicitação: 23/06 a 28/06/2022;
  • Tratamento pelo Nome Social – Resultado: 5/07/2022; 
  • Tratamento pelo Nome Social – Recurso: 5/07 a 10/7/2022; 
  • Tratamento pelo Nome Social – Resultado do recurso: 15/07/2022;
  • Aplicação das provas: 13 e 20/11/2022.

Como são as provas do Exame Nacional do Ensino Médio?

O Enem 2022 é composto por quatro provas objetivas e uma redação. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha. Elas avaliam as seguintes áreas de conhecimento:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

As matérias são divididas por dias de prova. No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração. 

Publicidade

Publicidade

No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com cinco horas de duração. 

 

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário