Enem 2022: hoje (29) é o último dia para recurso contra isenção negada; veja como solicitar
Encerra nesta sexta-feira (29) o prazo para estudantes que tenham tido pedido de isenção negado no Enem 2022 entrarem com recurso.
Termina nesta sexta-feira (29) o prazo para que estudantes que tiveram pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 negado entrem com recurso. O processo deve ser feito por meio da Página do Participante.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que organiza a prova, divulgará os resultados do recurso até o dia 6 de maio.
Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo mais detalhes a respeito do recurso contra isenção negada: como fazer, quem tem direito à isenção da taxa de inscrição, quais documentos devem ser apresentados e ainda confere o cronograma do Enem 2022.
Como fazer o recurso contra isenção negada no Enem 2022?
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das principais formas de ingresso no ensino superior, sendo uma avaliação de desempenho que o estudante realiza ao término do ensino básico. A taxa de inscrição pode ser um pouco custosa para certos estudantes e, sendo assim, o Inep garante isenção para quem não tem condições de realizar o pagamento da taxa.
Para recorrer ao pedido de isenção negado pelo Inep em um primeiro momento, o estudante terá de enviar mais uma vez a documentação que justifique ausência no Enem 2021 ou que comprove a situação de solicitação de isenção, conforme a etapa em que ele foi reprovado.
Todo esse processo deve ser realizado pela própria Página do Participante, onde o estudante deverá fazer o acompanhamento, com base nas datas já divulgadas pelo Inpe.
Quem tem direito à isenção da taxa de inscrição?
Poderão solicitar a isenção somente aqueles que atenderem às seguintes exigências:
- Estudantes que vão concluir o ensino médio em 2022, em qualquer escola de rede pública, matriculados em qualquer modalidade de ensino;
- Aqueles estudantes que cursaram o ensino médio em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada;
- Participantes que possuem renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (algo em torno de R$ 1.820);
- Pessoas que declararem situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de famílias de baixa renda, comprovada por Número de Identificação Social (NIS);
- Aqueles que foram isentados da taxa no Enem 2021 e não compareceram aos dois dias de prova, devem justificar a ausência para solicitar a isenção novamente.
Apenas serão aceitos documentos que estejam nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB.
Quais documentos devem ser apresentados no recurso?
Na hora de entrar com recurso contra isenção negada, é necessário que o estudante anexe alguns documentos outra vez. Os documentos que normalmente são solicitados são:
- Identidade dos participantes e dos demais residentes do núcleo familiar;
- Declaração que comprove que o participante cursou o ensino médio em uma instituição pública;
- Comprovante de renda;
- Cópia do cartão com o Número de Identificação Social (NIS) válido;
- Nome completo e CPF da mãe do participante.
Devemos comentar novamente que o Inep deve divulgar os resultados do recurso no dia 6 de maio. Caso o recurso também seja negado, o estudante deverá pagar a taxa de inscrição para poder realizar o exame.
Também devemos lembrar que todo estudante que tiver a intenção de participar do Enem 2022 deverá realizar a inscrição a partir do dia 9 de maio, até mesmo aqueles que já garantiram a isenção.
Cronograma do Enem 2022
A seguir, confira as datas do Enem 2022 para evitar perder os prazos.
- Justificativa ou solicitação de isenção: 4 a 15 de abril;
- Resultado das solicitações: 22 de abril;
- Recurso: 25 a 29 de abril;
- Resultado do recurso: 6 de maio;
- Inscrições: 9 a 20 de maio;
- Provas: 13 e 20 de novembro.
Veja também: 92 melhores vagas de emprego abertas no Rio de Janeiro nesta semana