Estado permite conseguir até 90% de desconto em dívidas do IPVA

Recupera IPVA permite que motoristas do Rio de Janeiro consigam desconto em dívidas do imposto; veja como aderir.

Começou na última semana o prazo para adesão ao programa “Recupera IPVA” para motoristas do Rio de Janeiro que têm dívidas com o imposto.

Quem aderir ao programa pode conseguir redução de juros e multas de até 90% e tem direito a um prazo de até 24 meses para quitar os débitos.

Publicidade

Publicidade

Mas é importante destacar que o Recupera IPVA permite refinanciar apenas débitos gerados até o dia 30 de novembro de 2020, inscritos ou não em Dívida Ativa. O prazo para adesão segue até 31 de dezembro.

Como aderir ao Recupera IPVA para ter desconto nas dívidas?

Estado permite conseguir até 90% de desconto em dívidas do IPVA
Recupera IPVA permite que motoristas do Rio de Janeiro consigam desconto em dívidas do imposto. Foto: Agência Brasil

Os motoristas do Rio de Janeiro que têm débitos do IPVA até 30/11/2020 e desejam aderir ao Recupera IPVA para parcelar as dívidas em até 24 vezes com redução de até 90% de juros e multas devem fazer isso pela internet.

Nesse caso, basta acessar o site da Secretaria de Fazenda do Estado e selecionar a opção “Atendimento Digital”. Em seguida, é só descer o cursor e clicar sobre “Parcelar débitos de IPVA” e depois em “Acessar o serviço”.

Publicidade

Publicidade

Mas cabe destacar que para garantir a segurança do programa, o contribuinte precisa acessar a plataforma validando o seu acesso por meio do sistema gov.br ou via certificado digital.

Após o contribuinte se identificar na plataforma, ele terá acesso às informações sobre os débitos em aberto e as formas de pagamento disponíveis. Nesse caso, basta escolher as opções de sua preferência para ser direcionado à página de emissão do Darj (Documento de Arrecadação).

Enquanto isso, no caso dos débitos inscritos em Dívida Ativa, é preciso acessar o site da Procuradoria Geral do Estado.

Participantes do Recupera IPVA devem abrir mão de processos

Uma das regras do Recupera IPVA que merecem atenção dos contribuintes interessados é que é necessário abrir mão de eventuais processos contestando o valor da dívida, sejam eles administrativos ou judiciais.

As parcelas do programa vencem sempre no dia 5, e os participantes devem acessar o sistema a partir do 1º dia de cada mês para imprimir a guia com o valor atualizado.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário