Estas flores florescem o ANO TODO e são ideais para decoração

Confira uma lista com flores que florescem o ano todo e são ideias para manter o seu jardim, canteiro ou espaço interno sempre colorido.


Flores que florescem o ano todo são ideais para quem gosta de ver o jardim com um aspecto sempre vivo, colorido. No texto a seguir, nós destacamos algumas plantas que têm esta característica, aproveite para conferir.

1 – Begônia

Quando bem tratada, a Begônia pode florescer durante o ano todo, de acordo com a paisagista Clariça Lima. Para isso, a especialista destaca que é importante ter atenção com a data do plantio, já que esta planta prefere climas quentes e não suporta temperaturas baixas.

Conforme já mostramos aqui, a Begônia é uma planta que gosta de sol. Além disso, também é recomendado regá-la com frequência após o plantio, até que a planta se estabilize, e depois aumentar o intervalo entre as regas, principalmente no inverno.

A paisagista também recomenda comprar mudas de Begônia próximas à fase de floração e sempre cuidar para molhar apenas o solo, não as folhas.

2 – Gerânio

Gerânio

Conforme explica o botânico Samuel Gonçalves, os gerânios também são flores que florescem durante praticamente o ano todo, exceto em regiões muito frias. Nesse caso, elas florescem basicamente na primavera e no verão.

O Gerânio também é uma planta recomendada para quem está iniciando no mundo da jardinagem, já que é fácil de cuidar. Afinal, esta é uma planta resistente e perene, ou seja, não tem um ciclo de vida curto.

De acordo com o especialista, é importante manter o Gerânio entre quatro e seis horas sob sol direto, pois suas flores não ficarão “lindas e coloridas” em ambientes mais sombreados. E os tons vibrantes das flores do Gerânio são características que chamam a atenção e fazem desta planta bastante popular em varandas e áreas externas.

3 – Lavanda

Lavanda

Outra planta que é bastante popular e floresce o ano todo é a Lavanda, uma planta que gosta de sol, solos calcários (o que é comum no Brasil) e terra bem drenada.

As lavandas se destacam principalmente pelo aroma e a cor da flores, que apresentam tons de violeta e lilás. Mas é importante tomar alguns cuidados para o seu bom plantio, como regar mudas novas diariamente, mas sem encharcar.

Depois de um tempo, as regas podem ser feitas a cada dois dias ou até uma vez por semana em períodos de alta umidade do ar. Também é recomendado usar adubo orgânico e voltar a adubar duas vezes por ano.

Para mais dicas sobre como plantar Lavanda em casa, confira nosso texto sobre o assunto.

4 – Crisântemo

Estas flores florescem o ANO TODO e são ideais para decoração
Crisântemos florescem o ano inteiro. Foto: Freepik

Os crisântemos também são flores que florescem o ano todo, já que têm uma boa resistência a temperaturas extremas. Esta é uma planta que ficou popular no Brasil, principalmente pela sua grande variedade de espécies e cores.

De acordo com a decoradora e designer floral Luciana Marquez, o Crisântemo é uma flor fácil de cuidar, resistente e durável, que se adapta bem a climas diversos.

Apesar de ser uma espécie que precisa de bastante luz, o Crisântemo não aguenta incidência solar direta. Além disso, esta planta também prefere um clima quente e úmido, então é importante regá-la de duas a três vezes por semana, mas sem deixar o solo encharcado.

Segundo Luciana, o ideal é manter o solo úmido, bem drenado e rico em matéria orgânica para o bom cultivo do Crisântemo.

5 – Violeta Africana

Violeta Africana
Foto: Corina Bianca/Unsplash

A Violeta Africana é uma espécie que tem um custo acessível e é ideal para espaços internos, já que não pode ser mantida sob luz solar direta, o que pode queimar suas folhas. Por isso, o ideal é que ela receba luz solar ao amanhecer ou  ao entardecer.

Esta é uma planta que prefere temperaturas amenas, de 18 ºC a 24 ºC, e ambientes úmidos. No entanto, é importante evitar molhar suas folhas e flores diretamente, pois isso pode fazer com que elas apodreçam.

As violetas africanas preferem a umidade do ar do que a umidade do solo, então é necessário cuidar para não encharcar o solo. Nesse caso, uma dica para o cultivo da Violeta Africana é colocar vaso sobre um prato com pedrinhas molhadas.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.