Este empréstimo pra negativados aceita o FGTS como garantia

Este empréstimo pra negativados aceita o FGTS como garantia
Veja como funciona o empréstimo para negativados que usa o FGTS como garantia. Foto: Andrea Piacquadio

Negativados costumam enfrentar algumas dificuldades quanto precisam contratar um empréstimo, e uma das poucas opções acessíveis para este público é a que usa parte do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) como garantia.

No entanto, este tipo de empréstimo tem alguns requisitos que merecem atenção e cuidado. Afinal, o dinheiro do FGTS é muito útil em casos de necessidade, e é importante pensar bem antes de pôr parte do seu saldo em risco.

Publicidade

Publicidade

Confira a seguir como funciona o empréstimo para negociados que usa o FGTS como garantia e saiba como fazer a contratação.

Como funciona esta opção de empréstimo pra negativados?

Este empréstimo pra negativados aceita o FGTS como garantia
Veja como funciona o empréstimo para negativados que usa o FGTS como garantia. Foto: Andrea Piacquadio

Neste tipo de crédito, o trabalhador pode conseguir um empréstimo e oferecer como garantia até 10% do saldo total disponível no FGTS. Mas para isso é preciso estar empregado, e a empresa na qual o contratante trabalha deve de ter aderido ao serviço junto à Caixa.

Se o trabalhador deixar de pagar o empréstimo, o banco irá retirar os valores diretamente do saldo do FGTS, já que se trata de uma operação de crédito consignado. Além disso, o valor reservado como garantia fica indisponível para outras movimentação até o fim da operação ou execução da garantia.

Publicidade

Publicidade

Também é importante destacar que a concessão do empréstimo depende da avaliação de cada banco. Ou seja, mesmo que o crédito esteja disponível para negativados, é necessário que o banco aprove a contratação.

Por fim, caso o trabalhador seja demitido sem justa causa, ele receberá os 40% de multa rescisória normalmente.

Como contratar empréstimo com FGTS como garantia?

Os trabalhadores que desejam utilizar parte do FGTS como garantia para empréstimos consignados devem se dirigir diretamente à instituição financeira de sua preferência.

Mas cabe destacar que a instituição em questão deve ter convênio com a empresa onde o trabalhador está registrado. Por isso, é importante verificar a disponibilidade deste tipo de empréstimo e as instituições conveniadas.

As chamadas “instituições consignatárias” podem ser desde o banco de relacionamento do trabalhador até uma financeira.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar