Fiat Mobi 2023: vale a pena comprar? Veja 3 prós e 3 contras

Felipe Matozo

12/05/2023

Olá, amantes das quatro rodas! Hoje vamos falar sobre um subcompacto que vem se destacando nas vendas: o Fiat Mobi 2023.

Mas, será que ele vale a pena? Para responder a essa pergunta, vamos analisar juntos três vantagens e três desvantagens deste hatch supercompacto.

Para o nosso guia, consideramos a versão de entrada deste hatch da Fiat: o Mobi Like 1.0. Prepare-se para acelerar!

Pró 1: Economia de Combustível do Fiat Mobi

Fiat Mobi 2023 vale a pena comprar Veja 3 prós e 3 contras

Veja os principais prós e contras do Fiat Mobi 2023 para saber se vale a pena comprar um. Foto: Divulgação

Um dos maiores atrativos do Fiat Mobi 2023 é, sem dúvida, a sua economia de combustível.

Com um consumo na cidade de 13,5 km/l com gasolina e na estrada chega a impressionantes 15 km/l, o Mobi se destaca como uma opção econômica para o seu bolso.

Por isso, se você está cansado de fazer aquela visita constante ao posto de gasolina, o Mobi pode ser uma solução interessante.

Pró 2: Compacto e ágil para a cidade

Com um comprimento de apenas 4 m e um diâmetro de giro de 10 metros, o Fiat Mobi 2023 é perfeito para quem precisa se deslocar na cidade.

Isso porque o tamanho compacto facilita na hora de encontrar uma vaga para estacionar e sua agilidade torna a condução em ruas apertadas e congestionadas muito mais tranquila.

Pró 3: Itens de Segurança

O Fiat Mobi 2023 não economiza quando o assunto é segurança. Ele vem equipado com itens de série como freios ABS, airbags frontais, ISOFIX para fixação de cadeira infantil e monitoramento de pressão dos pneus.

Além disso, oferece itens opcionais como controle de tração, assistente de partida em rampa e controle de estabilidade, proporcionando uma experiência de direção mais segura.

Mas nem tudo são flores, não é mesmo? Agora vamos aos contras.

Contra 1: Espaço interno

Apesar do Fiat Mobi 2023 ser um carro prático para a cidade, seu espaço interno pode deixar a desejar para alguns.

Com um porta-malas de apenas 200 litros e capacidade para cinco ocupantes, o Mobi pode ser um pouco apertado se você tem uma família grande ou precisa transportar muita coisa.

Afinal, lembre-se que este é um carro subcompacto, ou seja, ainda menor do que um “compacto”.

Contra 2: Desempenho do Fiat Mobi

O desempenho do Fiat Mobi 2023 é adequado para a cidade, mas pode não ser o ideal para quem gosta de pegar estradas.

Com uma potência máxima de 75 cv com álcool e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 14,5 segundos, ele pode se mostrar um pouco limitado para ultrapassagens ou em rodovias com subidas íngremes.

Se você juntar o curto espaço para bagagem com a limitação de potência, as viagens mais longas podem representar um incômodo.

Contra 3: Preço do Fiat Mobi

Primeiro, é importante deixar claro: o Fiat Mobi Like 2023 é um dos carros mais baratos do Brasil. No entanto, não há como negar que seu preço a partir de R$ 68.990 ainda é um valor salgado, não é mesmo?

Por isso, vale a pena comparar o Mobi com carros usados, por exemplo, que podem oferecer mais vantagens por um preço menor.

Mas se você não abre mão de um carro 0 km, uma dica é comparar o Mobi com seu principal concorrente, o Renault Kwid, que atualmente é o carro mais barato do país. Para isso, aproveite para conferir nosso comparativo entre os dois.

E aí, o que você acha do Fiat Mobi 2023? Nós apresentamos as principais vantagens e desvantagens, mas a decisão final é sempre sua!

Depois de ler, gostaríamos muito de saber o que você pensa. Acha que o Fiat Mobi 2023 é um bom investimento? Quais características são mais importantes para você ao escolher um carro? Deixe suas opiniões nos comentários abaixo.

Lembre-se, seja qual for a sua escolha, o importante é que ela atenda às suas necessidades e expectativas. Afinal, comprar um carro é um grande investimento e a decisão deve ser bem pensada.

Ficha técnica Fiat Mobi 2023

FIAT ARGO 1.0
Ano: 2023
Preço: por volta de R$ 79.790
Configuração: Hatch Compacto
Combustível: Flex (álcool e gasolina)
Lugares: 5
MECÂNICA
Motorização: Motor dianteiro Firefly 1.0, de disposição transversal, 3 cilindros em linha, tuchos hidráulicos, cilindrada unitária de 333 cm³, 2 válvulas por cilindro, peso/potência de 14,36 kg/cv e peso/torque de 100,7 kg/kgfm, com rotação máxima de 6500 rpm, aspiração natural e injeção multiponto de alimentação
Potência máxima: 75 cv com álcool e 71 cv com gasolina a 6000 rpm
Torque máximo: 10,7 kgfm com álcool e 10 kgfm com gasolina a 3250 rpm
Velocidade máxima: 162 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 13,4 segundos
Consumo na cidade: 9,3 km/l com álcool e 13,4 km/l com gasolina
Consumo na estrada: 10,3 km/l com álcool e 14,6 km/l com gasolina
Autonomia: 446 km com álcool e 643 km com gasolina na cidade, 494 km com álcool e 701 km com gasolina na estrada
Câmbio: Câmbio C513, manual de 5 marchas, com embreagem monodisco a seco
Tração: Dianteira
Direção: Elétrica, com diâmetro de giro de 10,3m
Suspensão dianteira: Independente, McPherson, com mola helicoidal
Suspensão traseira: Eixo de torção, com mola helicoidal
Freio dianteiro: Disco sólido
Freio traseiro: Tambor
Pneus dianteiros: 175/65 R14, com altura do flanco de 114mm
Pneus traseiros: 175/65 R14, com altura do flanco de 114mm
DIMENSÕES
Comprimento: 3998mm
Distância entre-eixos: 2521mm
Porta malas: 300 litros
Peso: 1077kg
Altura mínima do solo: 155mm
Largura: 1724mm
Altura: 1503mm
Tanque de combustível: 48 litros
Carga útil: 400kg

Itens de série

SEGURANÇA
Itens de série: Freios ABS, encosto de cabeça para todos os ocupantes, travamento central das portas, ISOFIX para fixação de cadeira infantil, airbags frontais, cintos de três pontos para todos os ocupantes, limpador e lavador do vidro traseiro, desembaçador do vidro traseiro, monitoramento de pressão dos pneus
Itens opcionais: Alarme antifurto perimétrico, controle de tração, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade
CONFORTO
Itens de série: Ar-condicionado (1 zona), ar quente, controle elétrico dos vidros dianteiros, direção assistida, banco traseiro rebatível
INFOTENIMENTO
Itens de série: Computador de bordo, termômetro do líquido de arrefecimento, conta-giros
Itens opcionais: Rádio, conexão Bluetooth, espelhamento da tela do celular, conexão USB, volante multifuncional, indicador de temperatura externa

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Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.