Fiat Palio Fire em 2023? Veja se ainda vale a pena comprar

Felipe Matozo

24/05/2023

Hoje, vamos mergulhar em um clássico que, mesmo após anos de mercado e depois de ter saído de linha, ainda gera interesse em muitos motoristas. Afinal, será que ainda vale a pena comprar um Fiat Palio.

Para fazer uma avaliação sobre um dos carros mais populares do Brasil, usamos como base o modelo Fiat Palio Fire 1.0 ano 2016. Vamos lá!

Simplicidade e Resistência: A marca do Palio Fire

Fiat Palio Fire em 2023 Veja se ainda vale a pena comprar

Veja se ainda vale a pena comprar um Palio Fire. Foto: Divulgação

Para começar, vamos dar uma olhada geral no nosso querido Palio Fire 1.0. Este hatch compacto da Fiat, apesar de ser de uma geração mais antiga, ainda chama atenção por sua configuração simples e resistente, características que o fizeram popular.

Com espaço para cinco ocupantes e quatro portas, este carrinho é um ótimo companheiro para a rotina urbana.

Mecânica robusta e econômica

Quando falamos de mecânica, o Palio não deixa a desejar. Seu motor dianteiro Fire 1.0, com quatro cilindros em linha e aspiração natural, oferece uma experiência de condução estável.

Com 75 cv de potência com álcool e 73 cv com gasolina, o Palio vale a pena quando o assunto é desempenho no dia a dia. A aceleração de 0 a 100 km/h é alcançada em 13,4 segundos, e a velocidade máxima chega a 157 km/h.

Desempenho e autonomia

Agora, uma questão importante para quem procura um hatch compacto: a eficiência de combustível? Ah, este é outro ponto onde o Palio vale a pena.

Com consumo de 8,7 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada utilizando álcool, e 12,2 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada com gasolina, a autonomia é interessante. Afinal, ninguém gosta de ficar frequentemente parado no posto de combustível, não é mesmo?

Conforto e segurança

Conforto e segurança são requisitos fundamentais para qualquer veículo, e aqui o Palio Fire não deixa a desejar.

Com ar-condicionado e banco traseiro rebatível como itens de série, e a possibilidade de incrementar com direção assistida e controle elétrico dos vidros dianteiros, o Palio oferece um pacote que está dentro da média.

Falando em segurança, o carro vem com freios ABS, faróis com refletores duplos e airbags frontais de série. Além disso, o travamento central das portas e o desembaçador do vidro traseiro são itens opcionais que podem aumentar ainda mais a segurança do veículo.

Custo-benefício atrativo

Hoje, o Fiat Palio Fire 1.0 2016 pode ser encontrado no mercado de usados por volta de R$ 33.990. Com isso, o IPVA em São Paulo fica por volta de R$ 1.360.

Isso faz com que o Palio seja uma escolha atrativa para quem busca um carro econômico e eficiente. É aí que mora a questão: “Palio vale a pena?”.

Afinal, o Palio Fire ainda vale a pena?

Depois dessa análise, percebemos que o Fiat Palio Fire ainda tem muito a oferecer. Mesmo em 2023, este hatch compacto pode ser uma boa escolha para quem busca economia, praticidade e robustez.

Portanto, dependendo das suas expectativas em relação a um carro usado, vale a pena considerar o Palio Fire como uma das sua opções.

Mas não esqueça de comparar o Palio com outros carros que estão na mesmo faixa de preço. Aqui mesmo nós já fizemos um comparativo entre Ford Fiesta e o Volkswagen Gol 2017.

Agora, queremos ouvir você! Deixe seus comentários, compartilhe sua experiência com o Fiat Palio Fire e ajude outros leitores a tomar a melhor decisão!

Ficha técnica do Palio Fire

Fiat Palio Fire 1.0
Ano: 2016
Preço: por volta de R$ 33.990
IPVA: por volta de R$ 1.360 (com base no estado de SP)
Configuração: Hatch compacto
Combustível: Flex (álcool e gasolina)
Lugares: 5
Portas: 4
Geração:
Mecânica
Motorização: Motor dianteiro Fire 1.0, de disposição transversal, 4 cilindros em linha, tuchos mecânicos, cilindrada unitária de 250 cm³, 2 válvulas por cilindro, deslocamento de 999 cm³, peso/potência de 12,67 kg/cv e peso/torque de 96,0 kg/kgfm, aspiração natural e alimentação por injeção multiponto
Potência máxima: 75 cv com álcool e 73 cv com gasolina a 6250 rpm
Torque máximo: 9,9 kgfm com álcool e 9,5 kgfm com gasolina a 4500 rpm
Velocidade máxima: 157 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 13,4 segundos
Consumo na cidade: 8,7 km/l com álcool e 12,2 km/l com gasolina
Consumo na estrada: 10,4 km/l com álcool e 15,3 km/l com gasolina
Autonomia: 418 km com álcool e 586 km com gasolina na cidade
499 km com álcool e 734 km com gasolina na estrada
Câmbio: Câmbio C513, manual de 5 marchas, com embreagem monodisco a seco
Tração: Dianteira
Direção: hidráulica, com diâmetro de giro de 9,8 metros
Suspensão dianteira: Independente, McPherson, com mola helicoidal
Suspensão traseira: Eixo de torção, com mola helicoidal
Freio dianteiro: Disco sólido
Freio traseiro: Tambor
Pneus dianteiros: 165/70 R13, com altura do flanco de 116mm
Pneus traseiros: 165/70 R13, com altura do flanco de 116mm
Dimensões
Comprimento: 3827mm
Distância entre-eixos: 2373mm
Porta-malas: 290 litros
Peso: 950kg
Altura mínima do solo: 145mm
Largura: 1634mm
Altura: 1433mm
Tanque de combustível: 48 litros
Carga útil: 400kg
Bitola dianteira: 1418mm
Bitola traseira: 1378mm

Itens de série e opcionais do Palio

SEGURANÇA
Itens de série: Freios ABS, faróis com refletores duplos, airbags frontais
Itens opcionais: Travamento central das portas, limpador e lavador do vidro traseiro, desembaçador do vidro traseiro
CONFORTO
Itens de série: 1 zona de ar-condicionado, banco traseiro rebatível
Itens opcionais: Ar-condicionado, ar quente, controle elétrico dos vidros dianteiros, direção assistida
INFOTENIMENTO
Itens de série: Termômetro do líquido de arrefecimento
Itens opcionais: Rádio, conexão USB

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Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

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