Fies 2022: prazo para renovação de contrato termina no próximo sábado (30)
Quem precisa solicitar o aditamento do contrato do Fies 2022 deve fazer isso até 30/04. Veja o passo e passo e mais detalhes sobre o processo
Os acadêmicos que participam do Fies 2022 têm até o dia 30 de abril para fazer os aditamentos de dilatação e transferência dos contratos, que foram concedidos até o segundo semestre de 2017 e são referentes ao primeiro semestre de 2022. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) foi responsável pelo estabelecimento da data.
O aditamento dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) precisa ser feito para garantir a continuidade ou encerramento dos financiamentos, que estão em vigor e têm validade semestral.
O prazo, de 30 de abril, é válido para a realização de transferência integral de curso, de instituição de ensino e de solicitação de ampliação do prazo de utilização do financiamento.
Como fazer a renovação de contratos do Fies 2022?
O aditamento dos contratos do Fies 2022, em caso de mudança de curso ou instituição e de pedido para que o financiamento seja ampliado, deve ser feito pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies). Veja o passo a passo:
- Acessar o Sistema Informatizado do FIES (SisFIES);
- Entrar no sistema com usuário e senha;
- Solicitar aditamentos de suspensão, transferência, dilatação ou para o encerramento antecipado da fase de utilização do financiamento;
- Comparecer à Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento do FIES (CPSA), que fica presente em todas as instituições de ensino superior parceiras do Fundo de Financiamento Estudantil do Governo Federal;
- Solicitar a validação do aditamento, que é feita pela CPSA, caso todos os requisitos da solicitação sejam atendidos;
As solicitação do aditamento dos contratos do Fies 2022 são dividas em duas categorias:
- Simplificada: os pedidos são iniciados pela CPSA e dependem de validação do estudante para serem concluídos no SisFIES. Neste caso, o aditamento será enviado eletronicamente ao agente financeiro escolhido no contrato, que concluirá o procedimento eletronicamente;
- Não simplificada: a conclusão do aditamento é feita diretamente na agência bancária onde o financiamento foi contratado, mediante celebração de TA, que deve ser assinado pelo estudante e por seu fiador, se este for o caso.
Renegociação de dívidas do financiamento estudantil
Estudantes inadimplentes, com dívidas do Fies 2022, podem solicitar a renegociação dos débitos até o dia 31 de agosto. Mais de 1,3 milhão de pessoas têm direito ao benefício.
Essa possibilidade é válida para os contratos firmados até o final de 2017, que estejam na fase de amortização e que estão com mais de 90 dias de atraso no pagamento das parcelas a partir de 30 de dezembro de 2021.
Atrasos de 90 a 360 dias, permitem que a dívida seja parcelada em até 150 vezes ou que tenham desconto de 12% para pagamento à vista, com isenção de juros e multas.
Para mais de 360 dias de atraso, o desconto no saldo devedor é de 92% para inscritos no CadÚnico ou que tenham participado do Auxílio Emergencial em 2021 e de 86,5% para os demais inadimplentes. O saldo que sobrar pode ser parcelado em até dez vezes.
Como funciona esse fundo?
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) concede financiamento a estudantes matriculados em cursos superiores de universidades privadas. Durante a formação, o acadêmico financiado paga mensalmente o valor da coparticipação, diretamente para o banco, que é o agente financiador. Quando ele se forma, é necessário quitar o restante do saldo devedor.
Essa cobrança varia de acordo com a realidade financeira da família. Quando a pessoa que se formou está desempregada, por exemplo, ele só é obrigado a pagar uma parcela mínima para realizar a amortização.
Os critérios para se inscrever no Fies 2022 são:
- Ter realizado alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010;
- Ter notas iguais ou acima de 450 pontos e nota diferente de zero na redação no Enem;
- Não ter feito o Enem na condição de treineiro.
- Comprovar renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.
O que se sabe sobre o Fies 2022?
Foram disponibilizadas 110.925 vagas para o Fies 2022. Destas, os interessados terão acesso a 66.555 vagas, 60%, no primeiro semestre e e 44.370 vagas, no segundo semestre, o que representa 40% do total.
Neste ano, o período de inscrições foi prorrogado e terminou no dia 15 de março. Até 4 de maio, os pré-selecionados da lista de espera serão convocados.