IPVA SP 2022: pagamento da 4ª parcela termina nesta quarta (11); veja como pagar

Nesta quarta-feira (11) termina o prazo para pagamento da 4ª parcela do IPVA SP 2022 para veículos com final 1. Saiba mais!

Aqueles que são proprietários de veículos devem realizar, anualmente, o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos (IPVA) para poder transitar de forma regular com o veículo. Nesta quarta-feira (11), vence o prazo para pagamento da 4ª parcela do IPVA SP 2022.

Os donos de veículos que optaram por parcelar o pagamento do tributo devem estar atentos para não perderem o prazo, que vai até as 23h59min.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo como pagar a 4ª parcela do IPVA SP 2022, o que acontece se o motorista deixar de pagar uma das parcelas do IPVA SP 2022 e o calendário completo de pagamentos do tributo. Confira!

Como pagar a 4ª parcela do IPVA SP 2022?

IPVA SP 2022: pagamento da 4ª parcela termina nesta quarta (11); veja como pagar
Nesta quarta-feira (11) termina o prazo para pagamento da 4ª parcela do IPVA SP 2022 para veículos com final 1. Saiba mais! (Imagem: Pexels/Divulgação)

A partir desta quarta-feira (11), serão retomados os vencimentos do IPVA SP 2022. Os condutores e proprietários de veículos com final 1 do Estado de São Paulo têm até esta data para realizar o pagamento da 4ª (e penúltima) parcela do tributo com a concessão de 5% de desconto.

O motorista deve informar, para poder realizar o pagamento da parcela do Imposto, o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam) nos canais oferecidos pela rede bancária. Em seguida, basta realizar o recolhimento do tributo.

Publicidade

Publicidade

Para efetuar o pagamento, é possível utilizar o internet banking, aplicativos de instituições financeiras e bancárias ou, em última instância, se dirigir até terminais de autoatendimento. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas.

Para evitar esquecimentos, a Sefaz (Secretaria da Fazenda) colocou à sua disposição do cidadão a opção do débito agendado, em que o valor da parcela do tributo é debitado de forma automática no decorrer do mês.

Quem deixar de pagar o IPVA fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Ultrapassados 60 dias do vencimento, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

O que acontece se eu deixar de pagar as parcelas do IPVA SP 2022?

Cada estado brasileiro é responsável por regulamentar os vencimentos e pagamentos do IPVA. No estado de São Paulo, os pagamentos em cota única com direito a descontos começou ainda no mês de janeiro, quando era possível obter até 9% de desconto.

Na hora de fazer o pagamento do tributo, o cidadão deve escolher entre fazer o pagamento em cota única ou, caso não tenha o valor integral para fazer a contribuição, pode escolher por fazer o parcelamento em até 5 meses. Diferente de outros estados, a Sefaz-SP concede redução no valor das parcelas do tributo, facilitando a vida do motorista.

Se, mesmo com descontos, o condutor não consegue fazer o pagamento das parcelas do IPVA dentro do prazo, ele está sujeito a receber uma multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Caso o condutor deixe passar 60 dias depois do vencimento do tributo, o percentual da multa acaba se fixando em 20% do valor do imposto.

Publicidade

Publicidade

Portanto, é essencial fazer o pagamento das parcelas do IPVA dentro do prazo, para evitar dores de cabeça no futuro. Até porque, se o pagamento do IPVA não estiver em dia, o proprietário de veículo não consegue colocar também o licenciamento em dia, o que é essencial para regularizar o veículo.

Calendário completo de pagamentos do IPVA SP 2022

A seguir, confira o calendário completo de pagamentos do IPVA SP 2022 para quem é proprietário de veículos.

Mês abril maio junho
Parcela 3ª Parcela
com desc. 5%
4ª Parcela
com desc. 5%
5ª Parcela
com desc. 5%
Placa Vencimento Vencimento Vencimento
Final 1 11/abr 11/mai 10/jun
Final 2 12/abr 12/mai 13/jun
Final 3 13/abr 13/mai 14/jun
Final 4 14/abr 16/mai 15/jun
Final 5 18/abr 17/mai 20/jun
Final 6 19/abr 18/mai 21/jun
Final 7 20/abr 19/mai 22/jun
Final 8 22/abr 20/mai 23/jun
Final 9 25/abr 23/mai 24/jun
Final 0 26/abr 24/mai 27/jun

Veja também: 91 vagas de emprego de Auxiliar abertas no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (11)

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais. Adora sentir que está fora da própria bolha.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário