Franquia do McDonald’s investigada por TRABALHO INFANTIL; entenda o caso
Nos Estados Unidos, uma investigação apontou casos de violações das leis de trabalho infantil em franquias do McDonald's.
Uma investigação do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos aponta que um operador de franquia do McDonald’s no país violou as leis de trabalho infantil.
De acordo com a investigação, 101 menores de idade em 13 locais administrados pela Santonastasso Enterprises, empresa que opera franquias na área de Pittsburgh, estavam trabalhando em condições irregulares.
Como estas franquias violaram leis de trabalho infantil?
A investigação apontou que jovens de 14 e 15 anos trabalhavam mais de três horas após as 19h em dias de aula, depois das 21h no período de horário de verão e acima do limite permitido durante a semana em dias não letivos.
Aproveite para conferir também
McDonalds NÃO vendia hambúrgueres? Conheça a história de fundação da rede
Além disso, uma situação específica envolvendo um jovem menor de 16 anos também chamou a atenção. Nesse caso, o adolescente trabalhou operando uma fritadeira que não tinha um dispositivo usado para mover os cestos automaticamente.
De acordo com John Dumont, diretor distrital de salários e horas em Pittsburgh, trabalhar em horas excessivas pode comprometer a segurança, o bem-estar e a educação de jovens.
Em um comunicado sobre a investigação, Dumont afirmou que quem contrata trabalhadores jovens devem cumprir as leis de trabalho infantil. Caso contrário, é necessário “enfrentar consequências dispendiosas”, destacou ele.
O que aconteceu com a empresa que responsável pelas franquias?
Por conta das irregularidades, a operadora de franquia pagou uma multa de aproximadamente US$ 57 mil (R$ 296 mil) para resolver as violações.
Em comunicado divulgado pelo McDonald’s, os proprietários da empresa que violou as leis de trabalho infantil, John e Kathleen Santonastasso, lamentaram o ocorrido.
Ao todo, operadores de franquias administram cerca de 93% das unidades do McDonald’s. Mas os responsáveis pelo emprego em cada restaurantes são os franqueados, não a empresa controladora.
VEJA TAMBÉM
Franquia McDonald’s: Afinal, qual é o VALOR NECESSÁRIO para abrir uma?