CNH SP: abril é o último mês para a renovação da habilitação no estado de São Paulo

Mais de 184 mil motoristas tiveram a CNH expirada nos últimos meses de 2020 e têm até o dia 30 de abril de 2022 para renovar o documento.

O mês de abril é o último mês para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em SP. Os motoristas que tiveram a carteira vencida ainda entre os meses de novembro e dezembro de 2020 têm até o dia 30 de abril para renovar o documento.

O Detran estima que mais de 184 mil motoristas tiveram a carteira expirada nos últimos meses de 2020 e ainda não solicitaram a renovação do documento que concede o direito de dirigir.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo quem pode renovar a CNH em abril no estado de SP, como renovar a CNH, se o exame toxicológico é obrigatório e o que acontece se o motorista não fizer a renovação da CNH. Confira!

Quem pode renovar a CNH em abril?

CNH SP: abril é o último mês para a renovação da habilitação no estado de São Paulo
Mais de 184 mil motoristas tiveram a CNH expirada nos últimos meses de 2020 e têm até o dia 30 de abril de 2022 para renovar o documento. (Imagem: Pexels/Divulgação)

O Departamento de Trânsito (Detran) do estado de São Paulo estima que mais de 184 mil motoristas estão com a CNH vencida desde os meses novembro e dezembro de 2020 e até agora não solicitaram a renovação do documento. O prazo final para regularizar o documento que concede o direito de dirigir vai até o dia 30 de abril de 2022.

Infelizmente, o mesmo não vale para quem não regularizou a CNH vencida nos meses de setembro e outubro de 2020. Nesses casos, os motoristas devem correr, pois o prazo máximo para regularização é hoje (31/03).

Publicidade

Publicidade

Como renovar a CNH em São Paulo?

Em São Paulo, é possível fazer a renovação da CNH de forma digital. Para isso, basta acessar o portal ou o aplicativo do Detran. Além das plataformas oficiais do Detran, o condutor também tem a possibilidade de fazer a solicitação através do Poupatempo, utilizando o aplicativo ou acessando diretamente o site.

Para fazer esse procedimento de forma totalmente virtual, é preciso que o motorista não tenha nenhum bloqueio no prontuário, como suspensão ou cassação do documento.

Por sua vez, aqueles que optarem ou forem obrigados, devido a um possível bloqueio no prontuário, a fazer o processo de forma presencial devem primeiramente fazer um agendamento no portal do Poupatempo.

De maneira geral, o processo é bastante simples e prático. Portanto, os condutores que puderem fazer a solicitação da renovação o mais rápido possível devem fazê-la.

Exame toxicológico é obrigatório?

Para aqueles cuja CNH pertence à categoria A e B, o exame toxicológico não é obrigatório. Porém, para quem tem CNH que pertence às categorias C, D ou E, o exame é obrigatório, sendo necessário marcar o quanto antes, uma vez que ele voltou a ser obrigatório no Brasil ainda no dia 1 de janeiro de 2022.

O motorista que conduz um veículo que exija habilitação nas categorias C, D ou E sem realizar o exame toxicológico e comete uma infração gravíssima está sujeito ao pagamento de uma multa de R$ 1.467,35. Além da multa, o condutor também pode ser suspenso do direito de dirigir durante o período de três meses.

Publicidade

Publicidade

Sendo assim, quem preencher os requisitos para fazer o exame toxicológico e ainda estiver com a carteira vencida deve se apressar para marcar o exame e solicitar a renovação da CNH.

O que acontece se eu não renovar a minha CNH?

A CNH é o documento que concede ao cidadão o direito de dirigir. Caso o motorista não faça a renovação dentro do prazo e for pego em uma fiscalização transitando com a carteira sem a devida regularização, ele pode perder pontos na carteira e pagar multa que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir com a CNH vencida é uma infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.

Veja também: Governo expande isenção do IPVA e do ICMS para pessoas com deficiência em Minas Gerais

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais. Adora sentir que está fora da própria bolha.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário