Golpe do Boleto falso: saiba o que é e como fugir dele!

Golpe do Boleto falso saiba o que é e como fugir dele!
Fonte/Reprodução: original

No mundo hiperconectado em que vivemos é cada vez mais comum resolvermos todos os tipos de pendências por meios virtuais, inclusive o pagamento de contas.

O problema disso é que muitos criminosos se aproveitam do fato de algumas pessoas não terem conhecimentos técnicos associados à informática ou mesmo de estarem desatentas na hora que acessam um site ou seu e-mail, para aplicar golpes, como o do boleto falso, por exemplo.

Publicidade

Publicidade

Munidos de recursos tecnológicos e de destreza social, os bandidos fazem muitas vítimas ainda hoje. Nesse texto você vai aprender um pouco mais sobre o golpe do boleto falso e como se proteger dele.

O que é o golpe do boleto falso?

É muito comum no nosso dia a dia nós usarmos os boletos para realizar o pagamento de compras no geral. Quando pagamos esses documentos, estamos enviando uma quantia de dinheiro para a conta do cobrador. Mas, para que esse procedimento aconteça da maneira correta, é necessário que todas as informações do documento estejam certas.

O que é o golpe do boleto falso
Fonte/Reprodução: original

E é aí que entra o golpe do boleto falso aplicado pelos criminosos. Eles falsificam o documento, geralmente modificando o código de barras, e fazem com que o dinheiro que deveria ir para a empresa responsável pela cobrança vá para a conta do golpista.

Publicidade

Publicidade

Isso pode ser feito de diferentes maneiras. Entretanto, a mais comum é o cliente desavisado baixar o boleto errado e pagá-lo sem perceber. Por possuírem conhecimento em informática, os golpistas criam sites e mandam e-mails semelhantes aos das empresas reais, o que acaba atraindo as vítimas.

Diante desse cenário, é importante ficar atento a algumas dicas de segurança. Confira abaixo algumas delas.

Veja como evitar o golpe do boleto falso!

Algumas medidas simples podem evitar você de cair no golpe do boleto falso. Uma delas é estar atento à empresa que está fazendo a cobrança. Nem toda empresa de cobrança está autorizada pelo credor a cobrar o pagamento da dívida. Tenha certeza de que o seu credor deu autorização para quem está te cobrando.

Outra medida simples é desconfiar de descontos muito grandes na dívida. Dificilmente uma empresa vai reduzir 80% no valor da sua dívida. Sempre desconfie disso.

Também é muito válido pesquisar a reputação da instituição que está fazendo a cobrança. Plataformas como o Reclame Aqui ajudam bastante nessas horas. Confira o que as pessoas estão falando da empresa.

Um mecanismo de segurança virtual que pode ajudar bastante também é o protocolo “HTTPS”. Não precisa entender muito de informática para usar esse recurso, basta olhar para o endereço da página (URL) e verificar se no começo dele está o “https”, em minúsculas. Esse código é um protocolo que garante a segurança do site, de modo que, se ele estiver presente, significa que é seguro baixar os boletos dele.

Publicidade

Publicidade

Outra dica interessante, que inclusive está associada a anterior, é optar sempre por baixar os boletos de pagamento diretamente no site do credor. Evite imprimir os boletos que foram enviados por e-mail, pois eles são mais passíveis de serem falsos.

Onde posso denunciar o golpe do boleto falso?

Caso você tenha caído no golpe do boleto falso e conseguiu identificar isso, você tem dois passos importantes para fazer.

O primeiro é comunicar ao banco para o qual o dinheiro deveria ter sido enviado sobre o ocorrido. Como o pagamento por boleto demora em torno de três dias para ser efetivado, é possível que ele possa ser cancelado se ainda estiver nesse prazo.

O segundo é fazer um boletim de ocorrência na polícia. Isso dará um registro oficial de que você sofreu um golpe, o que pode ajudar na hora de tentar conseguir o dinheiro de volta.

Publicidade

Mas, de toda forma, fique sempre atento ao site que você está acessando, os links que está clicando e os e-mails que está abrindo. Tudo isso pode ser um meio por onde os criminosos aplicam seus golpes. E também não esqueça das dicas de segurança que são muito importantes também.

Publicidade

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar