Governo projeta empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil

Felipe Matozo

25/02/2022

O governo federal sondou bancos privados sobre o interesse deles em realizar os pagamentos do Auxílio Brasil e oferecer empréstimo consignado aos beneficiários do programa, o que seria uma espécie de atrativo extra da proposta.

Segundo informações do jornal Valor Econômico, o contato aconteceu por meio do Ministério da Cidadania e teve caráter informal. No entanto, os bancos não demostraram interesse na iniciativa, que não deve ser posta em prática.

Quais os planos do governo com esse empréstimo

Segundo as informações apuradas pelo Valor, a ideia do governo seria leiloar o direito de participação do pagamento Auxílio Brasil para os bancos, assim como o que já acontece com a folha de pagamento do INSS.

Com isso, os bancos pagariam para ter acesso a estes clientes, e também poderia oferecer empréstimo consignado para quem recebe Auxílio Brasil, modalidade em que as parcelas são descontadas na folha de pagamento.

Governo projeta empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil

Governo conversa com bancos sobre empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil. Foto: Alex Lacerda/RedeTV!

Mas a proposta não foi bem recebida pelas instituições financeiras, que não veem valor no negócio. Isso porque seria uma operação arriscada, complexa e de custo alto.

Para os bancos, como o Auxílio Brasil atende uma população carente, haveria um grande risco às suas reputações em oferecer crédito cobrando juros de pessoas que precisam de um benefício social para sobreviver.

Além disso, é importante lembrar que os pagamentos de R$ 400 do Auxílio Brasil valem apenas para 2022. Sendo assim, é provável que a partir de 2023 muitos beneficiários passem a receber parcelas bem abaixo desse valor, o que oferece riscos na hora de pagar um empréstimo.

Quais os cuidados que você deve tomar antes de solicitar o empréstimo

Conforme especialistas sempre destacam, os consumidores devem cuidar para contratar empréstimos apenas em casos de urgência e após um bom planejamento.

Isso porque os juros para pagar um empréstimo podem fazer com que as dívidas virem uma grande bola de neve, e piorar a situação financeira do consumidor, ao invés de ajudar.

Por isso, é fundamental garantir que as parcelas caberão no bolso e será possível manter os pagamentos em dia. Além disso, também é muito importante tomar alguns cuidados para fazer um empréstimo seguro.

Para mais informações sobre o Auxílio Brasil, acesse o site do governo.

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta