Inscrição do Enem 2021 vai até o dia 14 de julho: saiba como fazer a sua
A inscrição Enem 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio) começa nesta quarta-feira, dia 30 de junho, e vai até 14 de julho. Ainda não sabe como fazê-la? Aqui, esclarecemos essa dúvida de uma vez por todas. Confira!
Como fazer inscrição Enem 2021
A inscrição para o Enem 2021 é feita exclusivamente online, na Página do Participante. Os candidatos devem realizá-la de 30 de junho a 14 de julho. A seguir, apresentamos um passo a passo para inscrição:
- Acesse a Página do Participante Enem;
- Clique em “Página do Participante – entrar com gov.br”;
- Informe seu CPF e clique em “avançar”, caso já tenha conta gov.br. Se não tiver, clique em “crie sua conta gov.br” e faça a sua;
- Digite sua senha e clique em “entrar”;
- Acesse “inscrição”;
- Preencha o formulário de inscrição, mencionando dados pessoais;
- Selecione que tipo de Enem deseja realizar, se digital ou impresso;
- Indique em qual unidade da Federação e município deseja realizar as provas;
- Selecione o idioma (inglês ou espanhol) em que realizará a prova de língua estrangeira;
- Responda o questionário socioeconômico;
- Anexe uma foto pessoal atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco, sem uso de óculos, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
- Finalize a inscrição e gere a guia de cobrança para pagamento, caso não seja isento.
Pagamento da taxa de inscrição
A taxa de inscrição no Enem 2021 é de R$ 85,00 e deve ser paga por meio de GRU (Guia de Recolhimento da União) gerada no final da inscrição. A data máxima de pagamento é dia 19 de julho e é muito importante segui-la.
Quem não paga a taxa de inscrição até o prazo indicado no edital não poderá participar das provas, portanto, programe-se para quitar a taxa assim que possível, evitando possíveis contratempos.
A guia de recolhimento poderá ser paga em qualquer banco, seja por aplicativo, internet banking ou pessoalmente, bem como em casas lotéricas e agências dos Correios. Se optar pelo pagamento presencial, deverá imprimir o boleto.
Vale lembrar que esse procedimento de pagamento é válido somente para candidatos que não obtiveram a isenção Enem 2021, cujo resultado final foi divulgado recentemente e pode ser acessado na Página do Participante do Enem.
Calendário atualizado do Enem 2021
- Inscrições: de 30 de junho a 14 de julho;
- Pagamento da taxa de inscrição: até 19 de julho;
- Solicitação de atendimento especializado: de 30 de junho a 14 de julho;
- Resultado do atendimento especializado: 23 de julho;
- Recurso do atendimento especializado: de 26 a 30 de julho;
- Resultado do recurso do atendimento especializado: 4 de agosto;
- Solicitação de tratamento pelo nome social: de 19 a 23 de julho;
- Resultado de tratamento pelo nome social: 30 de julho;
- Recurso do pedido de tratamento pelo nome social: de 2 a 6 de agosto;
- Resultado do recurso de tratamento pelo nome social: 11 de agosto;
- Aplicação das provas: 21 e 28 de novembro.
A abertura dos portões ocorrerá às 12h e o fechamento às 13h. A prova está programada para iniciar às 13h30, com término às 19h no primeiro dia e às 18h30 no segundo.
No primeiro dia de Enem, os candidatos farão provas de linguagens, ciências humanas e a redação, cujo tema será divulgado no dia. As provas objetivas terão 45 questões cada.
Já no segundo dia os candidatos farão provas de matemática e ciências da natureza, ambas objetivas e também com 45 questões cada.
Aplicação do Enem na pandemia
De acordo com o edital do Enem 2021, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela realização das provas, adotará medidas de especiais para aplicação das provas.
Entre elas, destaque para o uso obrigatório de máscara de proteção facial, higienização das mãos com álcool em gel e distanciamento social. Sobre a máscara, recomenda-se que o candidato leve uma reserva para troca durante a aplicação da prova.
A máscara não poderá ser tirada, a não ser que seja solicitado pelo fiscal da prova, para identificação do candidato. Caso seja pessoa com transtorno de espectro autista, deficiência intelectual, sensorial ou qualquer outra que impeça o uso da máscara, não precisará utilizá-la, desde que comprove essa condição.