INSS 2022: segurados devem tomar cuidado com novo golpe via WhatsApp
INSS alerta segurados sobre novo golpe que vem acontecendo por meio do WhatsApp. Entenda o caso e veja como se proteger.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta informando sobre um novo golpe contra segurados que acontece via WhatsApp.
Segundo o INSS, golpistas estão se passando por uma “Central de Atendimento” para tentar obter dados pessoais dos beneficiários. Para isso, eles chegam a se aproveitar da imagem da “Helô”, assistente virtual do órgão.
Para convencer as vítimas, os criminosos contam com algumas informações dos segurados e fornecem até um número de protocolo para passar credibilidade. Mas o INSS ressalta que nunca faz esse tipo de contato.
Como se proteger do golpe via WhatsApp?
De acordo com o INSS, quando o segurado recebe este tipo de contato, a orientação é que ele bloqueie imediatamente a pessoa que fez a abordagem e não forneça nenhuma informação.
Além disso, o instituto explica que este procedimento também deve ser feito em casos de ligações pedindo dados, por exemplo. Isso porque o INSS nunca entra em contato direto com os segurados para pedir dados ou o envio de fotos de documentos.
Sendo assim, a recomendação é ignorar e bloquear qualquer contato que faça esse tipo de pedido, pois se trata de golpe.
Em relação à Helô, o INSS informa que a assistente só pode ser acessada pelo Meu INSS, e nunca busca pessoas pelo WhatsApp para “conversar”.
Ainda segundo o INSS, também é importante manter os dados de contato sempre atualizados, como telefone, e-mail e endereço. Para fazer esta atualização, basta acessar a plataforma Meu INSS ou ligar para o telefone 135.
Quais são os contatos oficiais do INSS?
Outra dica para evitar golpes é conhecer bem os canais de contato do INSS. Quando o instituto precisa informar algo aos segurados, ele envia mensagens de SMS pelo número 280-21. Além disso, o INSS nunca manda links ou pede documentos via SMS.
Também é importante destacar que quando o INSS convoca uma pessoa para apresentar documentos, a convocação fica registrada no Meu INSS e disponível para consulta pelo telefone 135. Ou seja, é possível utilizar estes canais para confirmar que o contato foi oficial.
O que fazer se houver tentativa de golpe?
Caso o segurado passe por uma tentativa de golpe, ele deve fazer uma denúncia à Ouvidoria do INSS pela internet ou pelo telefone 135.
Enquanto isso, se a pessoa sofrer um golpe, é preciso registrar um Boletim de Ocorrência e comunicar os órgão envolvidos, como o INSS e o banco onde ela recebe o benefício.
Veja também: Governo confirma antecipação do 13º do INSS 2022 – Veja como e onde receber