INSS libera agendamento para mais 12 serviços a partir de quinta feira, 15 de julho
A partir da próxima quinta-feira (15/07), mais 12 serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficarão disponíveis para agendamento, aumentando o número de situações que o público pode resolver com atendimento presencial nas agências da Previdência.
O chamado Atendimento Especializado servirá para atender as demandas que as pessoas não conseguem resolver por telefone ou pelo aplicativo Meu INSS. Entre as justificativas para o cidadão comparecer até uma agência está a impossibilidade de conseguir a informação necessária ou de concluir a solicitação de forma remota.
O serviço é destinado às pessoas que não têm conseguido atendimento presencial por conta das restrições para conter a disseminação do novo coronavírus. Desde o início da pandemia de Covid-19, o INSS limitou o acesso às agências para serviços específicos, e conseguir um agendamento ficou mais difícil.
Segundo José Carlos Oliveira, diretor de benefícios do INSS, o atendimento presencial é voltado a quem não têm acesso à internet, dinheiro para ligações para o telefone 135 ou possui alguma limitação que impeça a utilização destes serviços. Para ele, o retorno do atendimento humanizado é fundamental.
Além disso, idosos com mais de 80 anos e pessoas com deficiência visual ou auditiva também podem agendar o atendimento presencial.
A coordenadora do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Joseane Parodi, também destacou a importância da medida. Segundo Parodi, aumentar os serviços disponíveis para agendamento depois de um ano com os atendimentos presenciais praticamente suspensos no INSS é um “grande avanço”.
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Lista de serviços liberados para agendamento pelo INSS
De acordo com as regras do atendimento especializado, os novos serviços e situações em que o segurado do INSS pode fazer um agendamento são as seguintes:
- Consulta à consignação administrativa
- Solicitar Retificação de CAT
- Apresentar contestação de Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP)
- Parcelamento ou impugnação à cobrança administrativa/MOB Presencial
- Requerimento concluído sem atendimento ao solicitado, questão relacionada à falha operacional não vinculada à análise do direito
- Atendimento solicitado por portadores de necessidades especiais. São eles: idosos acima de 80 anos, deficientes auditivos ou visuais
- Ciência do Cidadão Referente à Necessidade de Inscrição no CadÚnico
- Órgão mantenedor inválido impossibilitando a solicitação de serviços
- Impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação por meio dos canais remotos
- Pensão Mensal Vitalícia do Seringueiro e seus dependentes
- Pensão Especial Vitalícia da pessoa portadora da Síndrome de Talidomida
- Pensão Especial das Vítimas de Hemodiálise de Caruaru
Para conferir todas as regras relacionadas ao atendimento especializado do INSS, basta conferir a íntegra da portaria 908, publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (12/07).
Segundo o instituto, a medida abrangerá serviços que estavam sem disponibilidade de atendimento presencial. Em nota, o governo afirma que as pessoas serão atendidas “com horário marcado e toda a segurança”.
Vale lembrar que alguns serviços, como perícias médicas e certos casos de cumprimento de exigência, continuaram presenciais durante a pandemia.
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Como agendar um serviço no INSS?
O agendamento para atendimento presencial dos serviços listados em agências do INSS ficará disponível a partir de 15 de julho.
Para agendar o serviço, basta ligar para o telefone 135. Em seguida, o atendente irá analisar a solicitação do usuário para saber se ela se enquadra nos casos listados na portaria. Se for o caso, o agendamento será realizado.
Mas se o segurado não conseguir fazer a solicitação pelo telefone 135, ele também poderá agendar o atendimento para uma data próxima diretamente nas agências.
Mesmo com a disponibilização dos novos serviços, o INSS pede que as pessoas priorizem os canais remotos, ou seja, o telefone 135 e o aplicativo Meu INSS. Com isso, elas ficam menos expostas ao novo coronavírus.
Além disso, o instituto ressalta que o atendimento especial presencial foi planejado para quem só tem esta opção, e que o número de pessoas que podem ser recebidas nas agências irá depender da capacidade de atendimento de cada unidade.
Também é importante ter atenção aos horários de funcionamento das agências, que estão mais restritos por conta da pandemia. Atualmente, o horário de atendimento é das 7h às 13h, mas pode variar de acordo com a localidade.
Fonte: Agora São Paulo.