IPTU 2021 SP: como saber o valor?


A prefeitura de São Paulo já liberou a consulta do valor do IPTU SP 2021 pela internet, bem como informações sobre como funcionará o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano.

Saiba, aqui, como consultar o IPTU SP 2021 online e informações essenciais sobre o pagamento do imposto, para não deixar passar a data de vencimento!

iptu sp 2021

Encaminhamento de notificação do IPTU SP 2021

A prefeitura iniciou o envio de notificações do lançamento do IPTU SP 2021, com informações importantes como valor e data de pagamento. Todas as notificações serão encaminhadas até o dia 11 de fevereiro.

Caso o contribuinte queira saber informações sobre o imposto de forma antecipada, pode realizar a consulta IPTU SP 2021 no site da prefeitura.

Como consultar o IPTU SP 2021?

A consulta é realizada online, diretamente no site oficial da prefeitura de São Paulo. A seguir, preparamos um passo a passo para lhe auxiliar na verificação do valor:

  1. Acesse o site do IPTU SP 2021;
  2. Clique em “consulta IPTU 2021 (emissão geral)”;
  3. Informe o número do cadastro do imóvel, dado que pode ser identificado na notificação de IPTU encaminhada pela prefeitura ou na matrícula do imóvel;
  4. Digite o conteúdo da imagem gerada pelo site, para autenticar seu acesso;
  5. Clique em “consultar”.

Pronto! Informações como dia de vencimento, postagem de notificação de lançamento nos Correios, valor total e parcelado, endereço do imóvel, entre outras, serão fornecidas.

Pagamento IPTU SP 2021: como funciona?

O pagamento do IPTU SP 2021 pode ser feito de duas formas: à vista ou parcelado. Quando é feito à vista, a prefeitura concede desconto de 3% sobre o valor total.

Nessa opção de pagamento à vista ainda há o benefício de não se esquecer da data de pagamento, o que gera o crescimento da dívida com acúmulo de juros e multa.

Se efetuar o pagamento parcelado, não há descontos e o total do imposto é dividido em dez vezes. É uma alternativa interessante para quem não possui o valor integral do IPTU para pagamento à vista.

O vencimento da primeira parcela ou cota única do IPTU SP 2021 ocorre ainda no mês de fevereiro, a não ser que o proprietário do imóvel opte pelo envio da notificação para administradoras. Neste caso, o vencimento é dia 20 de março.

Vale lembrar que a prefeitura só encaminha a notificação de lançamento do IPTU pelos Correios. Se quiser fazer o pagamento parcelado, é possível utilizar a notificação para a primeira parcela.

Depois, o proprietário do imóvel receberá todos os boletos do IPTU para pagamento das próximas parcelas mensais, todos encaminhados num único formulário. Esses documentos também poderão ser emitidos online, no site da prefeitura.

Formas de pagamento IPTU SP 2021

As formas de pagamento do IPTU SP 2021 não mudaram em relação ao ano anterior. O contribuinte conseguirá pagar o imposto no internet banking ou terminais de autoatendimento de bancos credenciados.

A lista de instituições financeiras é composta por Banco do Brasil, Santander, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Safra, PAN, Rendimento, Daycoval, Bancoob, Banco Inter, Banco Original, lotéricas e Banco Postal.

Se fizer o pagamento online, não há necessidade de ter o boleto do IPTU, é só informar o número do cadastro do imóvel. Caso efetue em guichês de caixa ou lotéricas, é preciso ter o boleto impresso.

Quer ter mais facilidade no pagamento da parcela? Existe a possibilidade de programá-la para débito automático. Se já fez essa opção em anos anteriores, o débito automático ainda continua valendo, não há necessidade de recadastramento.

Para aqueles que ainda não têm cadastro do IPTU em débito automático, o procedimento é simples, basta fazer o pagamento da primeira parcela nos canais indicados e registrar o imposto para ser debitado da conta. O procedimento passará a valer a partir da próxima parcela.

Como emitir 2ª via do IPTU SP 2021

A emissão da segunda via do boleto IPTU SP 2021 é feita online, no site da prefeitura de São Paulo, como indicado a seguir:

  1. Acesse o site do IPTU SP 2021;
  2. Clique em “emissão de 2ª via”;
  3. Selecione “emissão do boleto para pagamento do IPTU de 2021 em diante (acesso livre)”;
  4. Preencha o formulário com dados do imóvel e imposto;
  5. Clique em “gerar 2ª via”.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.