IPTU 2022 Belém: Veja como obter até 25% de desconto no pagamento do imposto
Veja como conseguir desconto no IPTU 2022 Belém. Contribuintes que estiverem com o imposto em dia conseguem até 25% de crédito.
A Prefeitura da capital do Pará garante desconto no IPTU 2022 Belém para quem pagar o imposto deste ano em dia. O crédito, que pode ser de até 25% no Imposto Predial e Territorial Urbano, é destinado para os contribuintes que efetuarem o pagamento do tributo até 28 de dezembro.
Até o momento, mais de 83 mil cidadãos com imóveis residenciais já quitaram o imposto deste ano e receberão o crédito para o exercício do IPTU 2022 Belém, automaticamente. Imóveis de uso não residencial, também podem receber o desconto, que pode chegar a 30%.
Neste caso, a aplicação do crédito é mais rigorosa e considera não só o imóvel, mas a empresa. Assim, todos os imóveis vinculados ao CNPJ em questão serão analisados e, dependendo da situação deles, o desconto é diferente:
- 10% de crédito para o contribuinte que pagar o IPTU 2021 e taxas agregadas até 28/12;
- 15% de crédito para o contribuinte sem débitos de IPTU e taxas agregadas nos últimos 5 anos;
- 30% de crédito para o contribuinte sem débitos com os tributos municipais nos últimos 5 anos.
É um ato da política tributária, que tem como objetivo promover a justiça fiscal, reconhecer o bom pagador e estimular a adimplência. O resultado é o aumento na arrecadação quando se promove esse tipo de benefício”, explica a diretora do Departamento de Tributos Imobiliários (DETI), da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), Edineide Coelho.
Como conseguir mais desconto no IPTU 2022 Belém?
- Veja como cidadãos podem conseguir desconto de até 25% no IPTU 2022 Belém. (Imagem: Agência Belém / Divulgação)
Quem aderiu ao Programa de Recadastramento Imobiliário Incentivado até 29 de outubro tem direito a 5% de desconto no IPTU 2022 Belém. Quem fez esse procedimento após essa data, consegue redução no valor do imposto para 2023. O recadastramento pode ser feito até 31 de maio do ano que vem.
Para fazer isso, basta acessar o site da Sefin, informar os dados do imóvel e dados pessoais. Entre eles, o nome completo e número de CPF, para pessoa física ou da empresa, como razão social e CNPJ, para pessoa jurídica.
Além de preencher o formulário eletrônico, que assegura a formalização do registro de recadastramento, o contribuinte tem até dois dias úteis para apresentar os documentos relativos ao imóvel, os documentos pessoais, como RG e CPF, e o comprovante de residência atualizado na Central Fiscal de Atendimento ao Contribuinte, na Praça das Mercês”, afirma o diretor geral da Secretaria de Finanças, Mauro Gaia.
Após a realização do cadastro, a Secretaria de Finanças tem sete dias úteis para analisar a documentação e dar um parecer ao contribuinte. Se o cidadão ficar com dúvidas sobre o pagamento do IPTU 2022 Belém, ou de qualquer outro tributo, ele pode entrar em contato com a Secretaria de Finanças pelo WhatsApp por meio de três números de telefone:
- Unidade de Icoaraci: (91) 984656793;
- Unidade do Pátio Belém: (91) 98465-4593;
- Unidade do Parque Shopping: (91) 984661055;
- CFAC: (91) 98465-3680.
As mensagens serão respondidas nos horários de atendimento de cada unidade.
Como funciona o pagamento do imposto?
O valor do IPTU 2022 Belém é calculado com base no valor venal do imóvel e a alíquota estabelecida pela prefeitura do município. O valor venal é estabelecido de acordo com a área construída, área do terreno, padrão construtivo (madeira, alvenaria etc.), estado de conservação do prédio, situação (posição do imóvel em relação a quadra), condição da superfície, valores correntes do mercado imobiliário e valor declarado pelo contribuinte.
Ele também é atualizado anualmente, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-e) que é produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Junto com o IPTU são cobradas outras taxas:
- Taxa de Resíduos Sólidos: destina-se aos gastos com coleta de lixo e limpeza da cidade;
- Taxa de Urbanização: utilizada para construção, manutenção e conservação das sarjetas;
- Contribuição de Iluminação Pública: utilizada para ampliação e manutenção da rede de iluminação pública da cidade.
O pagamento do imposto deve ser feito nos bancos do Brasil, da Amazônia, do Estado do Pará (Banpará), Itaú, Santander, Bradesco, Caixa Econômica Federal e em lotéricas. De acordo com a Prefeitura de Belém, toda a arrecadação é destinada para:
- Construção, reforma e ampliação de escolas e hospitais;
- Recuperação de praças e ruas;
- Investimentos no Sistema de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário;
- Obras de infraestrutura.