IPTU 2022 João Pessoa: 20% de desconto para pagamento à vista. Pix será aceito
Desconto do IPTU 2022 João Pessoa pode ser de até 20% para contribuintes adimplentes, que pagarem o imposto em cota única até março.
Desde quinta-feira, 13 de janeiro, os pagamentos do IPTU 2022 João Pessoa e da Taxa de Coleta de Resíduos (TCR) podem ser adiantados pela população. A Secretaria da Receita Municipal (Serem) já disponibilizou a impressão dos boletos no portal do contribuinte.
Por enquanto, quem deseja fazer esse adiantamento, precisa fazer o download do carnê, pois as guias só serão distribuídas para as residências dos contribuintes em fevereiro. De acordo com o calendário de pagamentos, a cota única com desconto vencerá no dia 08 de março.
Mesmo sem o carnê físico, que só começará a ser distribuído pelos Correios no início de fevereiro, a Secretaria da Receita já começa a disponibilizar as guias a partir desta quinta para aqueles contribuintes que preferem adiantar o pagamento neste início de ano”, afirmou o secretário da Receita, Sebastião Feitosa.
Qual é o calendário de pagamentos do IPTU 2022 João Pessoa?
- IPTU 2022 João Pessoa já pode ser pago, de forma adiantada, pelos contribuintes. Neste ano, o PIX é uma forma de pagamento aceita. (Imagem: Arquivo/ Gilberto Firmino)
O calendário do IPTU 2022 João Pessoa prevê o pagamento da cota única com desconto até 8 de março. Também está marcado para 8 de abril o prazo para pagar o imposto sem desconto. Veja as datas completas para quem optar pelo parcelamento em até dez vezes:
- 1ª parcela: 08/03;
- 2ª parcela: 08/04;
- 3ª parcela: 09/05;
- 4ª parcela: 08/06;
- 5ª parcela: 08/07;
- 6ª parcela: 08/08;
- 7ª parcela: 08/09;
- 8ª parcela: 10/10;
- 9ª parcela: 08/11;
- 10ª parcela: 09/12.
Como pagar o imposto em João Pessoa?
Neste ano, o IPTU 2022 João Pessoa sofreu um aumento de 10,74%, considerando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado dos meses de novembro de 2020 a novembro de 2021.
Os contribuintes podem escolher entre o pagamento em cota única, com 15% de desconto até o dia 8 de março, o parcelamento em 10 vezes ou cota única sem desconto, com vencimento em 8 de abril.
Além disso, a Secretaria da Receita Municipal (Serem) vai dar um desconto adicional de 5% aos contribuintes sem dívidas tributárias e não-tributárias dos anos anteriores com o município. Portanto, quem pagar o imposto em cota única até 8 de março e está adimplente com a Prefeitura, terá uma redução no imposto de até 20%.
Esse desconto é cumulativo. Então, se a pessoa escolher aproveitar também o desconto de 15% da cota única, ela terá, ao todo, 20% de desconto. Mas se a pessoa não puder pagar todo de uma vez e parcelar, também ganha os 5% de desconto”, explica Feitosa.
Outra novidade para o IPTU 2022 João Pessoa é a possibilidade de pagar o tributo com PIX, o sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central há um pouco mais de um ano.
Ao emitir o boleto, o contribuinte poderá efetuar o pagamento pela linha digitável, pelo código de barras ou também pelo QR Code para PIX.
Como emitir o boleto do IPTU em João Pessoa?
Veja o passo a passo para emitir a guia de pagamento do IPTU 2022 João Pessoa:
- Entrar no Portal do Contribuinte: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/pc/;
- Informar o número de inscrição do imóvel ou a localização cartográfica, que podem ser verificados em carnês de anos anteriores;
- Escolher a forma de pagamento do imposto: cota única com desconto; cota única sem desconto, mas com vencimento apenas em 8 de abril; parcelar em até 10 vezes;
- Emitir a guia;
- Esperar, pelo menos meia hora, para completar o período de validação do boleto;
- Efetuar o pagamento.
Regras para isenção do IPTU
Em setembro de 2021, a Secretaria Executiva da Receita (Serem) publicou as regras para as isenções do IPTU e do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) em João Pessoa. Veja quem tem direito:
- Imóveis vinculados aos programas habitacionais voltados para a população de baixa renda, com recursos do Programa Casa Verde e Amarela do Governo Federal;
- Imóveis populares com menos de 60 metros quadrados;
- Contribuintes que comprovem ter renda bruta de até dois salários mínimos.