IPTU Brasília 2023 – Tudo o que já sabemos sobre o imposto!
Fique a par das principais informações sobre a cobrança e pagamento do IPTU Brasília 2023 para se organizar e garantir benefícios.
Os moradores de Brasília precisam começar a se organizar para quitar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) referente ao ano de 2023 para garantir descontos, entre outros benefícios.
Na matéria a seguir, você fica por dentro do que já se sabe a respeito do IPTU Brasília 2023.
Como pagar o IPTU Brasília 2023?
A Secretaria da Fazenda das prefeituras de cada município é a responsável pela cobrança do IPTU. Para isso, ela estabelece critérios para a variação do seu preço a localidade e a avaliação do valor de imóvel para basear o cálculo do imposto a ser pago.
Veja também: IPTU Teresina 2023 – Tudo o que já sabemos sobre o imposto!
No caso do IPTU Brasília, ele tem como base o o valor venal do imóvel, considerando área do terreno, área construída e a idade da construção, entre outros fatores.
Na hora de fazer o pagamento do IPTU, o cidadão tem a possibilidade de pagar parcelado ou ainda de pagar à vista. No caso de quem opta pelo pagamento parcelado, é possível dividir a conta em até 6 vezes. No meio disso, vale destacar que não se pode dividir o tributo em parcelas inferiores a R$ 20.
Como consultar o imposto?
A fim de consultar o imposto, o contribuinte deve seguir o seguinte passo a passo:
- Acessar o site da Secretaria da Fazenda;
- Ir para a seção do IPTU;
- Depois, clicar na opção de procedimento;
- Ir para consulta;
- Por fim, inserir os dados solicitados e depois pedir para fazer a consulta.
Como garantir desconto?
Para quem é contribuinte do IPTU Brasília e será obrigado a contribuir com o imposto em 2023, é importante saber que há desconto caso o tributo seja pago à vista.
As tarifas são diferenciadas para imóveis e terrenos residenciais e comerciais em Brasília. O percentual é de 1% para imóveis comerciais, 0,3% para imóveis residenciais e 3% para terrenos vagos.
Veja também: IPTU Porto Alegre 2023 – Tudo o que já sabemos sobre o imposto!