IPTU e IPVA: devo pagar à vista ou parcelado? Revelamos a forma mais vantajosa!

Descubra qual é a forma mais vantajosa de pagar impostos como IPVA e IPTU, entre pagar à vista ou parcelado.


O começo do ano é sempre uma época complicada, pois existem muitas cobranças de diferentes origens. Na matéria a seguir, você fica sabendo qual a melhor alternativa na hora de pagar impostos como IPTU e IPVA, entre pagar à vista e pagar parcelado.

IPTU e IPVA: devo pagar à vista ou parcelado? Revelamos a forma mais vantajosa!
Descubra qual é a forma mais vantajosa de pagar impostos como IPVA e IPTU, entre pagar à vista ou parcelado. (Imagem: Mikhail Nilov/Pexels)

Qual a melhor forma de pagar o IPTU e o IPVA?

A época de início de ano pode ser bem complicada, considerando que tem muitas despesas para administrar. Até porque as guias de recolhimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), para quem tem imóvel próprio ou mora de aluguel, e do chamado Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e Terrestres (IPVA) chegam nessa mesma época, quase ao mesmo tempo.

Esse trabalho de administrar as despesas e pagar as contas é ainda maior para quem tem filhos, já que tem uma preocupação com as compras do material para a escola, assim como a primeira mensalidade, entre outros gastos.

A forma como o IPTU e o IPVA vai ser pagos é algo que depende muito da situação financeira em que o cidadão se encontra. Afinal de contas, a melhor opção tende a variar de um contexto para outro.

Mas especialistas sugerem que a melhor alternativa é fazer o pagamento em cota única, já que você tem a possibilidade de pagar todo o imposto de uma única vez, sem precisar se preocupar com esta conta ao longo do ano. E, se você opta pelo pagamento parcelado, o IPVA e o IPTU acabam se tornando uma conta fixa, o que para muitas pessoas pode ser complicado. Além de dar uma certa tranquilidade para o bolso do cidadão a longo prazo, o pagamento em cota única tem descontos que podem ajudar bastante.

Para fazer o pagamento à vista logo no começo do ano, o ideal seria que os motoristas fizessem uma poupança com o intuito de quitar o tributo em um único pagamento.

Mas nem sempre é possível economizar com antecedência. Por isso, é comum que as pessoas acabem optando pelo pagamento parcelado, para ir pagando as parcelas de acordo com as suas possibilidades.

Como se organizar para quitar esses impostos?

Como comentamos anteriormente, boa parte dos especialistas acabam recomendando que os cidadãos façam o pagamento integral do IPTU e também do IPVU logo no início do ano, optando pela forma de cota única. Para que isso possa ser uma realidade, cabe ao cidadão organizar as finanças com antecipação.

Nem todo mundo consegue fazer essa organização prévia e economizar dinheiro para pagar os impostos em seu valor integral e ainda garantir desconto. Mas quem pode fazer isso, pode e deve.

Um primeiro passo que o cidadão deve dar na hora de se preparar para pagar os impostos que são cobrados logo no início do ano é calcular quanto deverão custar esses impostos (considerando eventuais aumentos e valor do veículo, pensando no IPVA) e, a partir disso, organizar as finanças. Nesse caso, o recomendado é economizar dinheiro pelo menos quatro meses antes de virem as cobranças relacionadas ao novo ano.

De acordo com especialistas, uma boa alternativa é guardar valores em uma conta poupança, justamente com o objetivo de quitar os impostos. Inclusive, parte de benefícios como 13º salário pode ser guardada pensando nesses gastos.

Até porque os valores de IPVA e IPTU podem ser bem elevados. Dependendo da localidade e também do modelo do veículo que uma pessoa possui, o valor do IPVA pode ser mais de R$ 1 mil, por exemplo. Portanto, é bom economizar, cortando gastos que sejam desnecessários, e guardar dinheiro para essa finalidade.

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.