IPTU Porto Alegre 2023 – Tudo o que já sabemos sobre o pagamento do imposto
A prefeitura de Porto Alegre lançou um programa de descontos para o IPTU 2023. Fique sabendo como é possível garantir desconto no tributo.
A prefeitura de Porto Alegre já divulgou algumas informações sobre o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2023.
Na matéria a seguir, você fica por dentro de tudo que já sabemos sobre a cobrança do tributo na capital gaúcha.
Contribuintes terão mais opções de desconto no IPTU 2023 em Porto Alegre
A prefeitura de Porto Alegre apresentou um programa que prevê que os contribuintes pessoas físicas vão poder adquirir até 6% adicionais de desconto no pagamento à vista do Imposto sobre o IPTU 2023.
Veja também: Empréstimo Auxílio Brasil: principais problemas enfrentados pelos clientes no Caixa Tem
Em caso de o imóvel não possuir dívidas, o percentual de desconto é de 3% de desconto. O cidadão pode conseguir mais 3% de desconto ao solicitar notas fiscais de serviços (NFSE) com inclusão do CPF. Nesse último caso, as condições são as seguintes:
- 1% para quem tiver de uma a seis NFSEs
- 2% para sete a 18 NFSEs
- 3% para mais de 18 NFSEs
Notas válidas são aquelas do período entre 1º de novembro de 2021 a 30 de outubro de 2022
Ainda está por definir o desconto fixo do calendário, no caso de quem pagar o tributo antecipadamente, até o fim do ano deste ano.
Também está previsto desconto de 4% para pessoas jurídicas proprietárias de imóveis sem pendências com o Município, mas vale destacar que essa oferta só é válida para pagamento em cota única.
Onde o contribuinte pode pedir notas de serviço?
Para comprovar a situação de “bom pagador” e conseguir descontos no IPTU 2023, o cidadão que reside em Porto Alegre pode solicitar notas de serviço dos seguintes estabelecimentos:
- Academias
- Salões de beleza
- Clínicas médicas, odontológicas, de vacinação, laboratórios de análises clínicas e de imagens
- Escolas, universidades, cursos de idiomas, danças e esportes
- Oficinas mecânicas
- Contratação de projetos, serviços de engenharia, decoração, jardinagem
- Hotéis, cinemas, teatros, shows, feiras casas de festas, congressos, fotografia
- Escritórios contábeis e jurídicos
Para consultar o percentual a ser aplicado ao CPF/CNPJ, o cidadão deve acessar o site do IPTU da capital gaúcha, caso optem pelo pagamento em cota única do IPTU 2023.
O desenvolvimento das novas soluções com a opção para verificar o desconto no site do IPTU foi feito pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).
O cidadão que desejar regularizar sua situação financeira pode entrar em contato com o WhatsApp (51) 3289 1540 ou acessar pagamentofazenda.portoalegre.rs.gov.br.
Veja também: Limite adicional do Nubank facilita pagamento de boletos; veja como usar