IPVA 2021 – Detran MG: Consultar Valor, Calendário, Como Pagar

ipva

O IPVA 2021 é uma taxa obrigatória que todos os proprietários de veículos devem pagar anualmente. Aqui, você verá como consultar o valor, o calendário de pagamento e todas as informações importantes sobre o IPVA 2021 Detran MG.

Antes de prosseguir com a leitura, saiba que deixar de pagar o IPVA poderá causar altas multas e até a perda do veículo. Portanto, é fundamental estar por dentro do assunto e saber os prazos de pagamento:

Publicidade

Publicidade

Como consultar Valores IPVA 2021?

ipva

A consulta do IPVA 2021 MG é muito simples e é feita online. Você precisará ter em mãos o número do RENAVAM. A consulta é feita no site oficial do Detran Minas Gerais. 

O RENAVAM é o Registro Nacional de Veículos Automotores e, funciona como o RG ou o CPF de uma pessoa. Por meio dele é possível ver todo o histórico do veículo. Ele se encontra no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).

Veja o passo a passo de como consultar o IPVA:

Publicidade

Publicidade

1- Acesse o site oficial do Detran Minas Gerais,

2- Clique em “Veículos”.

site detran mg3- Na coluna “Taxas/IPVA/Seguro DPVAT”, clique em “IPVA – 2021”.
taxas site detran mg

Você será redirecionado para uma página contendo algumas informações importantes sobre o IPVA 2021, como o prazo de pagamento. Clique no local indicado para ser redirecionado para a página de consulta.

Digite o número do seu RENAVAM e, no ano de exercício, selecione “2021”. Selecione a opção “Não sou um robô” e em seguida em “Continuar”.

Na próxima página, você poderá conferir todos os detalhes referentes ao IPVA 2021 Detran MG do seu veículo. Como o valor do documento e também as datas de pagamento.

Calendário IPVA 2021

Publicidade

Publicidade

calendário iconO calendário de pagamento oficial do IPVA 2021 em Minas Gerais ainda não foi divulgado. A data do vencimento varia de acordo com o final da placa do veículo. Mas, todos são pagos no primeiro trimestre do ano.

O IPVA pode ser pago de três formas:

  • A vista em janeiro com desconto;
  • A vista em fevereiro sem desconto;
  • Valor total em três parcelas: janeiro, fevereiro e março.

O valor do IPVA 2021 é variável, pois depende da alíquota e do valor venal do veículo. Segue-se a tabela FIPE, que é divulgada anualmente com base no modelo do veículo, marca, ano e outras características que possam influenciar.

A conta para saber o valor é a seguinte:

  • Valor venal do veículo x alíquota = IPVA.
Publicidade

A alíquota é definida pela SEFAZ (Secretaria da Fazenda) e, varia de acordo com o porte do veículo. 

Publicidade

carro e calendário

Como pagar o IPVA 2021 MG?

Pagar o IPVA 2021 é bem simples. O boleto pode ser retirado direto do site do Detran MG. Na mesma tela onde você realizará a consulta. Como dito anteriormente, há duas formas de pagamento: a vista ou a prazo.

Quem optar por pagar a vista no mês de janeiro, terá um desconto. E, para aproveitar esse desconto, o pagamento deve ser feito no mês de janeiro, até a data de vencimento do seu imposto. Caso contrário, você poderá pagar o valor total, sem desconto em fevereiro.

A forma mais tradicional é o parcelamento em três vezes, sendo nos meses de janeiro, fevereiro e março. Neste caso, o parcelamento é feito com base no valor total, sem desconto.

Publicidade

Publicidade

O pagamento pode ser feito nas agências bancárias de sua preferência, Internet Banking do seu banco ou ainda em casas lotéricas.

O que acontece se eu não pagar o IPVA 2021?

A falta de pagamento IPVA 2021 pode resultar em alguns problemas, dores de cabeça e até mesmo prejuízos financeiros.

O IPVA que não for pago irá acumular juros que poderá chegar a 20% do valor total. Além disso, o valor será reajustado de acordo com a taxa Selic.

Para fazer o licenciamento anual obrigatório, é preciso estar com todos os documentos do carro em dia, isso inclui o IPVA. Deixar de pagar esse imposto, te impede de fazer o licenciamento.

E, sem o licenciamento, o seu carro não poderá trafegar por vias públicas. Caso você seja pego dirigindo um carro sem o licenciamento, o mesmo poderá ser apreendido.

Isso resultará em multas. Além disso, para regularizar a situação e liberar o carro, você terá que pagar todos os débitos, multas e ainda os dias que o carro fica apreendido.

O pagamento do IPVA atrasado deve ser feito no site do Detran MG.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar