IPVA 2022 PR: Pagamentos começam no dia 17. Pix e parcelamento em 5x são algumas das novidades

Prazos para os pagamentos do IPVA PR 2022 começam na próxima semana. Veja o calendário de vencimentos e como pagar o imposto.

A partir da próxima segunda-feira (17/01), começa o calendário de vencimentos do IPVA 2022 no Paraná, mas os contribuintes já podem emitir guias no site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PR) e iniciar os pagamentos do imposto.

Neste ano, os paranaenses poderão pagar o IPVA em até cinco vezes, assim como já aconteceu em 2021. Antes da pandemia, o número de parcelas no Estado era três. Entretanto, o desconto para pagamento à vista continua sendo de apenas 3%.

Publicidade

Publicidade

Além disso, outra novidade que pode facilitar a vida de muitos motoristas do Estado é a possibilidade de pagar o imposto via PIX. Com isso, os pagamentos do IPVA PR 2022 poderão ser feitos em qualquer banco.

ipva pr 2022
Vencimentos do IPVA PR 2022 já começam na próxima semana. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Como pagar o IPVA PR 2022?

Para pagar o IPVA PR 2022, basta acessar o Portal do IPVA e informar o número do Renavam do veículo. Após clicar em “Consultar”, o proprietário verá o valor do imposto em cota única ou parcela e outros dados sobre o veículo, e precisa “Emitir GR-PR” na opção de sua preferência.

Neste mesmo site, também é possível consultar informações como o calendário de pagamentos do IPVA PR 2022 e solicitar serviços com regularização de débitos e revisão do valor venal do veículo, por exemplo. Em relação ao calendário de vencimentos, os prazos para cada final de placa são os seguintes:

Publicidade

Publicidade

calendário ipva pr
Foto: Reprodução

Imposto ficou mais caro neste ano

Outra novidade do IPVA PR neste ano não é uma boa notícia para os motoristas paranaenses: a alta no valor do imposto. Ao contrário do que costumava acontecer em outros anos, desta vez o IPVA subiu de um ano para outro devido à valorização dos carros usados em 2021.

No Paraná, os carros ficaram, em média, 27% mais caros neste ano, segundo informações da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Dessa forma, como o valor venal é usado no cálculo do IPVA, o valor do imposto deve subir nas mesmas proporções.

Felipe Matozo
Jornalista formado pelo Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário