IPVA 2022 PR: motoristas do estado agora podem pagar o imposto com cartão de crédito

Proprietário de veículos do Paraná agora podem pagar o IPVA PR 2022 com cartão de crédito e parcelar o imposto em até 12 vezes.

Desde a última quarta-feira (06/04), contribuintes do Paraná podem pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA PR) de 2022 com cartão de crédito.

Segundo o governo do Estado, também é possível parcelar o valor do imposto deste em até 12 vezes. No entanto, ambas as medidas valem somente para o IPVA 2022.

Publicidade

Publicidade

Como funciona o pagamento do IPVA PR com o cartão de crédito?

Com o cartão de crédito, os motoristas paranaenses podem quitar em até 12 meses tanto parcelas atrasadas do IPVA deste ano quanto aquelas que estão em aberto.

Mas segundo o governo, no caso dos contribuintes que optarem pelo parcelamento do imposto, o pagamento deve corresponder ao valor total. Sendo assim, não é possível parcelar apenas uma parte do débito em aberto, mas sim o valor integral.

IPVA 2022 PR: motoristas do estado agora podem pagar o imposto com cartão de crédito
Paranaenses já podem pagar IPVA PR 2022 com cartão de crédito. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Além disso, a Secretaria da Fazenda destaca que a nova opção de pagamento do imposto inclui juros que variam conforme a operação da empresa credenciada.

Publicidade

Publicidade

Até o momento, há apenas uma empresa cadastrada para o pagamento do IPVA PR 2022 com cartão de crédito, a Asteroide Tecnologia e Pagamentos. Mas a empresa permite parcelamento com cartões das bandeiras Mastercard, Visa, Elo, Hipercard e American Express.

Caso novas empresas se habilitem para a operação, os nomes ficarão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda.

Para pagar o IPVA com o cartão de crédito, acesse o site da secretaria para conferir as empresas credenciadas e siga as opções disponíveis.

Calendário do IPVA PR em abril

Neste ano, o calendário do IPVA PR prevê o pagamento em até cinco parcelas. Em abril vence a quarta parcela do imposto, e as datas variam conforme o número final da placa dos veículos:

  • Finais de placa 1 e 2 – até dia 18;
  • Finais 3 e 4 – até dia 19;
  • 5 e 6 – até dia 20;
  • 7 e 8 – até dia 22;
  • 9 e 0 – até dia 25.

Para conferir o calendário completo e mais detalhes sobre o IPVA PR 2022, que neste ano também pode ser pago via Pix, confira nosso texto sobre o imposto.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário