IPVA 2022 AL: Prazo para pagamento com desconto se encerra segunda-feira (31)

Cota única com desconto de 5% do IPVA 2022 AL vence em 31 de janeiro
Cota única com desconto de 5% do IPVA 2022 AL vence em 31 de janeiro para todos os proprietários de veículos. (Imagem: Sefaz AL / Divulgação)

Atenção contribuintes de Alagoas: o IPVA 2022 AL em cota única, com desconto de 5%, vence na segunda-feira, dia 31 de janeiro, para todos. A tabela discriminativa de valor médio venal dos veículos terrestres usados, que é base de cálculo para a Secretaria da Fazenda (Sefaz), e prazos de pagamentos de IPVA para o exercício de 2022 podem ser checados no Diário Oficial do Estado (DOE).

Além do valor venal, o imposto é constituído pela alíquota, que varia para cada tipo de veículo:

Publicidade

Publicidade

  • Ônibus, Microônibus, Caminhões, Cavalo Mecânico, Aeronaves e Embarcações: 1%;
  • Motocicleta, Ciclomotor,  Triciclo, Quadriciclo,   Motoneta e  similares até 50 cilindradas: 0%;
  • Motocicleta, Ciclomotor,  Triciclo, Quadriciclo,   Motoneta e  similares não superior a 150 cilindradas cúbicas: 2%;
  • Motocicleta, Ciclomotor,  Triciclo, Quadriciclo,   Motoneta e  similares com potência acima de 150 até 400 cilindradas cúbicas: 2,75%;
  • Motocicleta, Ciclomotor,  Triciclo, Quadriciclo,   Motoneta e  similares com potência acima de 400 cilindradas cúbicas: 3,25%;
  • Automóvel de passeio,  Utilitário, Carga ou Misto com potência de até 80 hp: 2,75%;
  • Automóvel de passeio,  Utilitário, Carga ou Misto com potência de 81 até 160 hp: 3%;
  • Automóvel de passeio,  Utilitário, Carga ou Misto com potência acima de 160 hp: 3,25%;
  • Veículos não discriminados nos incisos anteriores: 3,25%;
  • Veículos de propriedade de locadoras: 1%;
  • Veículos de gás natural ou híbridos: 1,5%.

Como e onde pagar o IPVA 2022 AL

Cota única com desconto de 5% do IPVA 2022 AL vence em 31 de janeiro
Cota única com desconto de 5% do IPVA 2022 AL vence em 31 de janeiro para todos os proprietários de veículos. (Imagem: Sefaz AL / Divulgação)

Para pagar o IPVA 2022 AL, os proprietários de veículos automotores e motocicletas de Alagoas precisam emitir o boleto seguindo este passo a passo:

  1. Entrar no site da Secretaria de Estado da Fazenda: www.sefaz.al.gov.br;
  2. Clicar na área “Espaço do Contribuinte”;
  3. Escolher a opção “IPVA”;
  4. Selecionar a aba “Emissão de Boletos;
  5. Informar o Renavam e a placa.

O pagamento pode ser feito em cota única, com cinco por cento de desconto, ou parcelado. Neste caso, é possível dividir o valor em seis parcelas sucessivas e cada uma delas não pode ser inferior a R$ 100,00. A quitação pode ser feita com cartão de crédito ou débito em caixa de autoatendimento, aplicativos de banco ou internet banking. 

Calendário de pagamento parcelado do IPVA AL 

A cota única do IPVA 2022 AL, com desconto de 5%, vence em 31 de janeiro para todos os veículos do estado, mas quem optar pelo parcelamento precisa ficar atento aos prazos. Eles variam de acordo com o número final da placa.

Publicidade

Publicidade

Veja as datas de vencimento da cota única sem desconto e da primeira parcela:

  • Placas de finais 1 e 2, têm até 25 de fevereiro; 
  • Placas de finais 3 e 4 têm até 31 de março; 
  • Placas de finais 5 e 6 têm até 29 de abril; 
  • Placas de finais 7 e 8 têm até 31 de maio;
  • Placas de finais 9 e 0 têm até 30 de junho.

O calendário completo segue este cronograma:

As parcelas do IPVA 2022 AL vencem de acordo com o número final da placa do veículo.
As parcelas do IPVA 2022 AL vencem de acordo com o número final da placa do veículo. Parcelamento pode ser feito em até seis vezes. (Imagem: Sefaz AL / Divulgação)

Aumento do IPVA 2022

Em 2022, o valor do IPVA aumentou em praticamente todos os estados – isso só não aconteceu onde os governos congelaram o imposto. A alta do tributo está relacionada com a valorização dos veículos usados durante a pandemia, já que a produção de automóveis novos sofreu com a falta de peças e paralisações por conta da covid-19. 

O IPVA é composto pelo valor venal, baseado na Tabela Fipe, multiplicado pela alíquota instituída pela Secretaria da Fazenda de cada local. Com o crescimento do valor venal, o imposto subiu até 30%, dependendo do modelo. 

Para amenizar o impacto deste aumento para a população, alguns governos estaduais aumentaram os prazos para o pagamento do imposto, congelaram o valor venal dos veículos de 2022, disponibilizaram mais descontos para o pagamento em cota única e para quem participa de programas estaduais, como de recolhimento de notas fiscais ou de condutores que não cometeram nenhuma infração de trânsito no último ano.

Marina DarieFormada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
Veja mais ›
Fechar