Governo cogita liberar FGTS em 2022 para pagamento de dívidas

Governo cogita liberar FGTS em 2022 para pagamento de dívidas
Paulo Guedes fala em liberar recursos do FGTS para pessoas pagarem dívidas. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Nesta terça-feira (22/02), o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo estuda permitir que a população saque recursos do FGTS para pagar dívidas.

Guedes levantou essa hipótese enquanto falava sobre medidas para tentar melhorar o cenário da economia brasileira em evento promovido pelo BTG Pactual. Em 2021, o endividamento do consumidor brasileiro atingiu níveis recordes, o que ajuda a entender a preocupação com o tema.

Publicidade

Publicidade

Na ocasião, o ministro também afirmou que o governo vai reduzir em 25% o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para ajudar na “reindustrialização” do país. Segundo ele, a indústria brasileira sofre com excesso de encargos trabalhistas, juros e impostos altose é preciso “atacar essa três questões”.

Entenda a proposta do governo sobre o FGTS

Governo cogita liberar FGTS em 2022 para pagamento de dívidas
Paulo Guedes fala em liberar recursos do FGTS para pessoas pagarem dívidas. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Em relação ao uso de valores do FGTS para quitar dívidas, o ministro falou que a ideia seria “mobilizar” estes recursos para pessoas que estão passando por dificuldades.

De acordo com Guedes, esse movimento seria possível porque os recursos do FGTS são fundos privados. Durante sua fala, o ministro questionou casos em que pessoas devem dinheiro ao banco, mas estão credoras no fundo.

Publicidade

Publicidade

A medida foi um dos exemplos citados por Guedes de iniciativas que o governo pode tomar até o fim do ano para “ajudar a economia a crescer”. Segundo especialistas, a situação econômica do país pode ser um dos principais obstáculos para a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), que vem com sua aprovação em queda desde o ano passado.

Quem, a princípio, seria beneficiado com o saque do FGTS?

Ao menos nesse primeiro momento, o ministro da Economia não entrou em mais detalhes sobre a iniciativa, se limitando a dizer que é algo que o governo ainda estuda.

Sendo assim, com base na fala de Guedes, o que podemos entender sobre a iniciativa é que ela abrangeria trabalhadores endividados que têm recursos disponíveis no FGTS.

Como saber meu saldo do FGTS?

Para saber se você poderá utilizar valores do FGTS para quitar dívidas caso a medida seja posta em prática, é possível consultar seu saldo no fundo. Há diversas maneiras de fazer esta consulta na Caixa, e para conferir cada uma delas veja nosso texto sobre o assunto.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar