IPVA 2022 MT: Projeto que prevê congelamento de valores é aprovado em primeiro turno

IPVA 2022 MT Projeto que prevê congelamento de valores é aprovado em primeiro turno (1)
Fonte/Reprodução: original

O IPVA 2022 MT teve o seu projeto de congelamento de valores aprovado. Será de grande auxílio aos motoristas de todo o estado, que teriam de arcar com valores mais altos para pagar pelo imposto em dia por conta do percentual abusivo das alíquotas.

Quais são os valores do IPVA 2022 MT?

O valor do IPVA 2022 MT será de acordo com a alíquota de 2% para automóveis 1.0, já os automóveis de passeio terão o percentual de 3%. Porém, para conseguir saber o valor do imposto, será necessário acessar o site Tabela Fipe.

Publicidade

Publicidade

Selecione a opção que mais se encaixa com o seu veículo e selecione as informações corretamente para saber o valor de seu automóvel.

IPVA 2022 MT Projeto que prevê congelamento de valores é aprovado em primeiro turno (2)
Fonte/Reprodução: original

Com estes números será possível fazer o cálculo de acordo com o valor do carro disposto na tabela Fipe, multiplicar pelo percentual da alíquota e o dividir em 100. Dessa maneira terá o valor de seu IPVA 2022.

É o método mais prático e rápido de realizar as devidas consultas e ter uma noção amplificada do imposto.

Publicidade

Publicidade

O projeto do IPVA 2022 MT altera algo além do congelamento dos valores?

O estado de Mato Grosso precisa manter os dados na tabela Fipe de 2020, para ser possível calcular corretamente os valores do próximo IPVA, de modo que se evite o congelamento nos valores, ou seja, o governo precisa promover que as alíquotas desse imposto sejam congeladas. 

Somente em 2021, a tabela Fipe passou por muitas modificações, e por este motivo o valor dos veículos usados poderá atingir um percentual de 20%. No mesmo levantamento se tornou possível observar um aumento de 9,8% em julho de 2021, com foco em valores de veículos que se acumularam ao longo de 12 meses.

Quando deve ser pago este IPVA?

O IPVA 2022 MT, deverá ser pago no dia 10 de janeiro para carros com final 1, em única parcela para possuir 5% de desconto, porém, se for necessário haverá a possibilidade de parcelamento sem desconto para pagamento até o dia 31 de janeiro.

O calendário para pagamento único com 5% de desconto está descrito abaixo:

  • Finais de placa 2 e 3: 11 de fevereiro
  • Finais de placa 4 e 5: 11 de março
  • Finais de placa 6 e 7: 10 de abril
  • Finais de placa 8 e 9: 10 de maio
  • Final de placa: 10 de junho

Diferente de outros estados, a 2° e 3° parcela serão pagas no mesmo mês de vencimento, conforme a sua placa veicular.

Portanto, é importante estar atento com relação a esta informação para não atrasar o pagamento de seu IPVA.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar