IPVA 2022 PB: Pagamento com cartão de crédito e calendário de pagamento. Confira as novidades
IPVA 2022 PB já pode ser pago por alguns contribuintes. Veja como emitir o boleto, em quais bancos é possível pagar o imposto e mais!
calendário do IPVA 2022 PB, como acontece em vários outros estados, é dividido de acordo com o número final da placa do veículo. Para os contribuintes que têm o número “1” como último algarismo, o boleto já está disponível para emissão e pagamento.
Neste ano, mais uma vez, a população tem desconto de 10% se optar pelo pagamento em cota única do imposto. Além disso, o calendário foi ampliado novamente e vai até outubro, seguindo a ordem dos números finais da placa, que vão de 1 a zero.
Como imprimir e pagar o boleto do IPVA 2022 PB?
Os boletos do IPVA 2022 PB estão disponíveis para impressão nos portais da Sefaz www.sefaz.pb.gov.br e do Detran-PB: http://www.detran.pb.gov.br. Para imprimi-los, é necessário ter em mãos alguns dados pessoais, como CPF ou CNPJ (Pessoa Jurídica); número da placa do veículo e do Renavam.
Ao entrar no portal, seja da Sefaz ou do Detran, para emissão do boleto, o contribuinte vai se deparar com duas opções: DAR (Documento de Arrecadação) ou Ficha de Compensação. O DAR só pode ser pago nas agências bancárias oficiais, como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Já a Ficha de Compensação pode ser quitada em qualquer instituição bancária.
Existem três opções de pagamento:
- Cota única à vista com 10% de desconto;
- Parcelamento em até três vezes sem desconto e sem juros;
- Pagamento integral, com a possibilidade de usar o cartão de crédito, que pode ampliar o número de parcelas de pagamento do tributo.
Em quais casos é possível ter isenção do imposto?
Existem vários casos de isenção do IPVA 2022 PB. Alguns são automáticos e outros precisam que o contribuinte faça uma solicitação. Os veículos fabricados até o ano de 2006, com mais de 16 anos de uso, por exemplo, são isentos de pagamento do imposto na Paraíba, de forma automática. O proprietário precisa pagar apenas as taxas do Detran-PB.
Já as pessoas com deficiência física, visual, mental, autistas, taxistas, veículos cadastrados no Ministério do Turismo na qualidade de transporte turístico, motofretistas e motoboys com uma motocicleta de até 150 cilindradas também têm direito à isenção, mas precisam solicitá-la. Para não precisarem pagar o IPVA 2022 PB, eles devem fazer isso até 31 de janeiro.
Elas terão de enviar por e-mail ou entregar a documentação em uma repartição fiscal, que atestam a isenção, até o dia 31 de janeiro para gozar do benefício em 2022. Neste mesmo dia, essas categorias já podem requerer a isenção de 2023.”, informa o Governo da Paraíba por meio de nota.
Como solicitar a isenção do IPVA na Paraíba?
Existem duas formas de solicitar a isenção do IPVA na Paraíba: por email ou presencialmente. Veja o passo a passo de cada uma delas.
Solicitação de isenção do imposto via email:
- Escanear os documentos: carteira de habilitação (CNH); CRLV (documento do carro); comprovante de residência; e laudo médico ou a autorização de compra do ICMS;
- Salvar todos esses documentos no computador no formato PDF;
- Enviar os documentos para o email [email protected].
No caso da solicitação presencial, basta entregar o requerimento nas repartições fiscais, em um dos cinco Centros de Atendimento ao Cidadão (CAC), ou em uma das 15 Unidades de Atendimento ao Cidadão (UAC) da Sefaz-PB.
Calendário de pagamento do IPVA 2022 PB
O calendário de pagamento do IPVA 2022 PB tem a primeira data de vencimento marcada para 31 de janeiro, que é quando os contribuintes podem pagar o imposto em cota única com 10% de desconto, ou pagarem a primeira parcela do tributo, que pode ser dividido em até três vezes.
Cada parcela deve ser paga mês após mês. Isso significa que se a primeira cota foi paga em janeiro, a segunda está marcada para fevereiro e a terceira para março. Veja um exemplo que o Governo de Paraíba traz para explicar como o pagamento pode ser feito:
Por exemplo, o proprietário com placa final 1, a data limite de vencimento será até o dia 31 de março, mas o contribuinte pode antecipar para o dia 29 de janeiro de 2022, último dia útil do primeiro mês do ano e, assim, efetuar o pagamento do tributo em cota única à vista com desconto de 10%, enquanto a placa final 2 a data limite para evitar juros e multas será o dia 29 de abril, mas a opção de pagamento da cota única com 10% de desconto deve ser realizada até o dia 25 de fevereiro, que é o último dia útil do mês de fevereiro, antes do feriado do Carnaval.”, informa.