IPVA 2022 RJ: última parcela vence nesta quinta (7) para veículos com final de placa 7

Hoje (7) é o último dia para pagar a última parcela do IPVA 2022 RJ. Fique por dentro das formas para pagar o imposto e como pagar.

Os proprietários de veículos com final de placa 7 que residem no Estado do Rio de Janeiro têm até esta quinta-feira (7) para realizar o pagamento da última parcela do IPVA 2022 RJ.

Diferentemente de outros estados, em que o pagamento do IPVA 2022 pode ser parcelado em até 5 vezes, no Rio de Janeiro o contribuinte pode parcelar o pagamento do tributo em até três cotas.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo como efetuar o pagamento do IPVA 2022 no Rio de Janeiro, confere o calendário de vencimentos do IPVA 2022 RJ e o que acontece se o contribuinte deixa de pagar o tributo. Continue lendo!

Como efetuar o pagamento pagamento do IPVA 2022 RJ?

IPVA 2022 RJ: última parcela vence nesta quinta (7) para veículos com final de placa 7
Hoje (7) é o último dia para pagar a última parcela do IPVA 2022 RJ. Fique por dentro das formas para pagar o imposto e como pagar. (Imagem: Pexels/Divulgação)

Esta quinta-feira (7) é o último dia para efetuar o pagamento da terceira parcela do IPVA 2022 no Rio de Janeiro para proprietários de veículos com final de placa 7. Os pagamentos em cota única ou da primeira cota, para quem optou pelo parcelamento, começaram ainda no mês de janeiro, no estado carioca.

Neste início de abril, todos os motoristas já devem ter quitado os pagamentos do tributo.

Publicidade

Publicidade

Se você ainda vai realizar o pagamento da última parcela do Imposto, deve saber que existem diferentes formas para pagar o IPVA 2022 RJ. É possível gerar a Guia para Recolhimento de Débitos (GRD) por meio do aplicativo ou do site do Detran RJ.

O contribuinte também pode optar por realizar o pagamento pelo site do Bradesco, que também permite emitir o documento. Caso o contribuinte escolha fazer o pagamento pelo site do Bradesco, deve estar ciente de que o pagamento deve ser feito no dia da impressão do documento nos bancos autorizados e seus correspondentes bancários.

Outra alternativa é realizar o pagamento do IPVA 2022 RJ em casas lotéricas ou, para quem pretende acumular milhas e cashback, também existe a possibilidade de efetuar o pagamento em aplicativos intermediários. Devemos ressaltar que estes últimos costumam cobrar taxas adicionais de serviço.

Calendário de pagamentos do IPVA 2022 RJ

Como comentamos anteriormente, os proprietários de veículos puderam começar a realizar o pagamento do IPVA 2022 RJ ainda em janeiro. Aqueles que se adiantaram em efetuar o pagamento, além de se livrarem mais cedo da responsabilidade de pagar o tributo, também conseguiram descontos, ao fazer o pagamento em cota única.

Hoje (7) é o último dia para os proprietários de veículos com placa final 7 fazerem o pagamento da terceira cota. Os proprietários de veículos com placa finais 8 e 9 também devem se apressar para realizar o pagamento, já que o prazo não vai demorar para terminar para eles também.

A seguir, você confere o calendário com as datas de vencimento do IPVA 2022 RJ.

Calendário de pagamentos IPVA 2022 RJ
Calendário de vencimentos do IPVA 2022 RJ (Foto: Reprodução – Sefaz/RJ)

O que acontece se o contribuinte deixar de pagar o IPVA dentro do prazo?

Publicidade

Publicidade

Realizar o pagamento do IPVA 2022 é uma das obrigações dos proprietários de veículos que têm a pretensão de transitar de maneira regular. Afinal, esse é um dos requisitos para a aquisição o Licenciamento do Veículo (CRLV), além de estar com a própria Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida e ter quitado eventuais multas.

Infelizmente, é possível que o motorista não consiga realizar o pagamento do IPVA 2022 dentro do prazo. Se isso acontecer, o motorista deve pagar uma multa de 0,33% até o limite de 20% sobre o valor do imposto e incidência de juros equivalentes à taxa Selic que, devemos lembrar, está em 11,75% ao ano, de no mínimo 1% ao mês (sobre o valor do imposto acrescido da multa).

Veja também: Microcrédito digital Caixa Tem: 7 dúvidas mais comuns sobre o novo empréstimo para negativados

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais. Adora sentir que está fora da própria bolha.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário