IPVA 2023 pode ficar mais caro, mas não pelo motivo que você está pensando…

Elouise Lopes

24/11/2022

A tendência é que o IPVA 2023 fique ainda mais caro e pesado para o bolso dos motoristas, sendo importante entender o motivo para isso e formas de obter desconto.

Na matéria a seguir, você fica por dentro das principais informações a respeito do aumento do IPVA.

IPVA mais caro em 2023

O IPVA é um dos tributos que têm previsão de aumento do valor em 2023. No caso dele, a razão não tem nada a ver com as alíquotas a serem aplicadas pelos governos estaduais. Na verdade, a previsão de aumento tem a ver com uma maior valorização que deve ser dada a veículos novos e seminovos.

Veja também: Black Friday: Itaú está oferecendo até 15% de cashback em compras; saiba como aproveitar

Em outras palavras, os veículos ter valores mais elevados em 2023 do que tiveram em 2022.

As alíquotas que os governos utilizam para aplicar no cálculo do imposto também vão sofrer um leve aumento, variando entre 2% e 4%.

Como calcular?

Para calcular o valor do tributo, o cidadão deve multiplicar o valor venal do veículo pela alíquota devida e, depois, dividir o valor por 100. A partir disso, ele terá o valor do IPVA.

Se o valor venal ou a alíquota forem altos, automaticamente o valor do imposto tende a ser alto também.

Descontos podem ajudar

A boa notícia é que existem diferentes formas de o contribuinte conseguir abater o valor do tributo. Entre esses critérios de concessão de desconto está, na maioria dos estados, a participação em programas de incentivo fiscal.

Ou seja, se o contribuinte solicita a inclusão do CPF na emissão de notas fiscais por parte de prestadores de serviço, ele tem chances de conseguir abater uma parte desse valor.

Outra alternativa que pode ser bastante útil para quem quer garantir desconto no imposto é o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), que foi ativado no dia 13 de outubro de 2022.

Ele deve permitir que motoristas que não tenham cometido infrações ganhem alguns benefícios e um deles é desconto no IPVA.

Nesse caso, basta o motorista sem pendências faça a adesão ao programa.

Veja também: Black Friday: CAIXA permite ganhar até R$ 750 em cashback; veja como aproveitar

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta