IPVA SP 2022: 5ª e última parcela começa a vencer em junho; confira o calendário
Veja o calendário da quinta e última parcela do IPVA SP 2022, que vence em junho. Para os caminhoneiros, as datas são diferentes. Confira!
O calendário do IPVA SP 2022 tem uma pausa agora, entre o pagamento da quarta e quinta parcelas. Nesta semana, dia 24 de maio, foi o último dia para que os proprietários de veículos com o número 0 no final da placa, quitassem a quarta cota. O calendário será retomado no dia 10 de junho.
Em 2022, o imposto pode ser parcelado em até cinco vezes pelos contribuintes paulistas. Se pagarem cada parcela em dia, há desconto de 5% no valor dela. Quem passar da data limite, fico sujeito à cobrança de juros e multas.
A multa é de 0,33% por dia de atraso, com acréscimo de juros de mora com base na Taxa Selic. Depois de 60 dias em que o imposto não foi pago, o percentual da multa é fixado em 20% do valor do tributo. Além disso, quando o cidadão não paga o IPVA, ele não consegue fazer o novo licenciamento do veículo.
Como pagar o IPVA SP 2022?
O pagamento do IPVA SP 2022 pode ser feito de diversas maneiras:
- Em qualquer rede bancária credenciada, com o número do RENAVAM;
- Pela internet ou débito agendado, nos terminais de autoatendimento, nos guichês de caixa ou outros canais oferecidos pela instituição bancária;
- Nas casas lotéricas;
- Com o cartão de crédito nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento.
Quem optar pelo pagamento com cartão de crédito, precisa ficar atento ao número de parcelas definido pelas operadoras financeiras. De acordo com a Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo, os valores pagos ao correspondente bancário são repassados ao governo estadual imediatamente, sem qualquer desconto ou encargo.
Calendário da 5ª parcela do IPVA SP 2022
A quinta e última parcela do IPVA SP 2022 deve ser paga em junho, de acordo com o número final da placa do veículo. Veja o calendário:
- Final de placa 1 – até 10/06;
- Final de placa 2 – até 13/06;
- Final de placa 3 – até 14/06;
- Final de placa 4 – até 15/06;
- Final de placa 5 – até 20/06;
- Final de placa 6 – até 21/06;
- Final de placa 7 – até 22/06;
- Final de placa 8 – até 23/06;
- Final de placa 9 – até 24/06;
- Final de placa 0 – até 27/06.
Pagamento do IPVA SP 2022 para caminhoneiros
Os proprietários de caminhões e caminhões tratores têm um calendário diferente do que os donos dos demais veículos. A primeira parcela venceu em março. Já a segunda, teve o vencimento agendado para 20 de maio. Veja as próximas datas:
- Terceira parcela para todos os números finais de placa: 20 de julho;
- Quarta parcela para todos os números finais de placa: 22 de agosto;
- Quinta parcela para todos os números finais de placa: 20 de setembro;
Licenciamento anual
Quem quitar o IPVA SP 2022 em junho, já pode aproveitar para renovar o licenciamento anual do veículo. Para isso, basta pagar todos os débitos registrados no veículo, como o próprio IPVA, a taxa de licenciamento e, se existirem, multas de trânsito.
Neste ano, o valor da taxa de licenciamento de veículos usados é de R$ 144,86. O valor passou por um ajuste realizado com base na divulgação da Coordenação da Administração Tributária do Estado de São Paulo.
Veja o calendário de licenciamento do Estado de São Paulo para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque:
- Finais de placa 1 e 2: Julho;
- Finais de placa 3 e 4: Agosto;
- Finais de placa 5 e 6: Setembro;
- Finais de placa 7 e 8: Outubro;
- Final de placa 9: Novembro;
- Final de placa 0: Dezembro.
Calendário de licenciamento no Estado de São Paulo para veículos registrados como caminhão:
- Finais de placa 1 e 2: Setembro;
- Finais de placa 3 ,4 e 5: Outubro;
- Finais de placa 6, 7 e 8: Novembro:
- Finais de placa 9 e 0: Dezembro.
Essas datas são o prazo limite para o pagamento do licenciamento. Se o proprietário do veículo não respeitá-las, haverá incidência de multa e juros. O pagamento pode ser feito via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados: Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal e nas Lotéricas.
Em seguida, o motorista precisa baixar ou imprimir o documento. Isso pode ser feito nos portais do Poupatempo, Detran SP e Senatran ou nos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito (CDT).