IPVA SP 2022: segunda parcela vence nesta quarta-feira (23) para veículos com placa final 0
A data limite para pagar a segunda parcela do IPVA SP 2022 é hoje (23) para quem tem placa com final 0. Saiba como efetuar o pagamento.
Os proprietários de veículos que moram em São Paulo e que tenham placa com final 0 precisam estar atentos nesta quarta-feira (23) ao vencimento do IPVA 2022. Hoje é o último dia para efetuar o pagamento da segunda parcela, referente ao mês de março.
Ainda em janeiro, foi finalizado o prazo para pagamento com desconto máximo, de 9%, em cota única.
Nesta matéria do No Detalhe, você fica sabendo como pagar o IPVA SP 2022, descobre como calcular o valor do IPVA em SP e também o que acontece com quem deixa de efetuar o pagamento do IPVA SP 2022. Confira!
Como pagar o IPVA 2022 em SP
Encerra hoje o prazo para pagar a segunda parcela do IPVA SP 2022 para veículos com placa com final 0. Sendo assim, os proprietários de veículos que tenham placa com final 0 devem se apressar em realizar o pagamento da parcela, caso já não o tenham feito.
A operação de pagamento pode ser realizada através do site ou aplicativo do Detran ou por meio de intermediários (lembrando que, no caso destes, é cobrada taxa de serviço). Basta informar o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam) e realizar o recolhimento do tributo. Além das opções online, o consumidor também pode efetuar o pagamento em casas lotéricas.
O valor pode ser consultado diretamente no Portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento.
Ainda em janeiro, acabou o prazo para efetuar o pagamento em cota única com desconto máximo de 9% do valor cobrado. Esse desconto se destinava aos veículos usados em 2022 que acabaram se supervalorizando no ano passado. Aqueles proprietários de veículos que não se adiantaram em pagar o IPVA 2022 à vista não terão mais a possibilidade de conseguir desconto no estado de São Paulo, infelizmente.
É importante fazer o pagamento do IPVA 2022 junto ao pagamento de outros tributos para que o motorista possa transitar de maneira regular pela cidade, estado e país. Se o motorista não se atentar a fazer o pagamento do IPVA, licenciamento, quitação de multas e assim por diante, estará sujeito a uma série de implicações que têm tudo para gerar dor de cabeça.
Como calcular do valor do IPVA 2022 SP?
O IPVA usa como base de cálculo o valor que o veículo possuía no ano anterior. Sendo assim, estamos falando do valor do veículo em 2021. Em geral, o mês que é tomado como base para o cálculo do tributo é o mês de setembro.
É possível consultar o valor a ser considerado no cálculo do imposto na Tabela Fipe, informando marca, modelo e ano de fabricação. Também é solicitado o período que se deseja pesquisar e, nesse campo, o usuário deve colocar “setembro/2021”.
Também é preciso ter conhecimento sobre o percentual da alíquota que o estado utiliza. No caso do Estado de São Paulo, o percentual da alíquota utilizado é 4%. Sabendo o valor do carro em setembro de 2021 e o percentual da alíquota utilizada pelo Estado, basta multiplicar um valor pelo outro para obter o valor do IPVA 2022 do seu veículo.
Vale comentar que, embora não seja o caso de São Paulo, alguns estados brasileiros estão tomando medidas que visam conter os aumentos do tributo, como não reajustar o valor de acordo com o preço calculado em 2021.
O que acontece com quem não paga o IPVA 2022?
Quando o contribuinte não faz o recolhimento do imposto, fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na Taxa Selic que, devemos lembrar, está em alta. Após 60 dias, o percentual da multa é fixado em 20% do valor original do imposto. Portanto, não deixe de efetuar o pagamento até as 23h59min de hoje.
Veja também: Taxa Selic a 11,75%: quanto está rendendo investir R$ 1.000 em Renda Fixa? Vale a pena?