Isso pode REDUZIR OS JUROS do seu EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Quem tem dívida de empréstimo consignado pode reduzir os juros da operação com a chamada portabilidade. Veja como funciona.


Uma medida criada pelo Banco Central em 2013 pode ajudar a reduzir os juros do empréstimo consignado para beneficiários do INSS.

Trata-se da chamada portabilidade, que permite trocar um contrato mais caro por outro mais barato, conforme explicaremos no texto a seguir.

Como a portabilidade pode reduzir juros do empréstimo consignado?

Com a portabilidade, o cliente pode transferir a dívida do empréstimo consignado para outro banco. Nesse caso, a negociação pode dar acesso a um contrato com juros menores.

De acordo com Reinaldo Domigos, presidente da Abefin e da DSOP Educação Financeira, mesmo com a taxa Selic alta, alguns bancos conseguem oferecer consignado com juros mais competitivos.

Dessa forma, quem considera que está pagando juros altos pelo empréstimo consignado pode pesquisar as taxas cobradas em outros bancos para buscar uma proposta mais atraente.

Como pedir a portabilidade do empréstimo consignado?

A primeira coisa a se fazer é conhecer a sua dívida. Para isso, é recomendado consultar com o banco quais são os valores da dívida, o número de prestações restantes e as taxas cobradas. Após o pedido, o banco tem até 15 dias para fornecer estes dados ao cliente.

Conhecendo estas informações, o próximo passo é pesquisar os juros para empréstimo consignado em outras instituições. Para este tipo de pesquisa, é possível acessar o site do Banco Central, que fornece estas informações, ou consultar diretamente nos bancos para tentar taxas mais vantajosas.

Porém, é importante ter cuidado com golpes nesta etapa. Nesse caso, sempre confira se a instituição é confiável e está regulamentada no Banco Central antes de fornecer qualquer informação.

Caso a empresa seja confiável e a proposta seja vantajosa, basta formalizar o pedido de portabilidade na nova instituição que ela entrará em contato com o banco anterior para “comprar a dívida”.

No entanto, especialista também recomendam ficar atento a contrapropostas. Isso porque o atual banco pode fazer uma proposta melhor que a da nova instituição para tentar manter o contrato, e o cliente pode desistir da portabilidade se preferir a contraproposta.

Haverá portabilidade no empréstimo do Auxílio Brasil?

No caso do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, será necessário aguardar a devida regulamentação e o início das operações para saber sobre as chances de portabilidade para tentar juros menores, já que as contratações deste tipo de crédito ainda não começaram.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.