Lista de espera do Sisu 2022: como funciona?

Lista de Espera do Sisu 2022: Como funciona?

O Sisu 2022 divulga nesta terça-feira (22) os aprovados na chamada regular do programa. O resultado poderá ser conferido pelos candidatos no site do Sistema de Seleção Unificada.

Quem não foi aprovado na chamada regular não precisa desanimar, ainda há mais uma chance para estudar em uma universidade pública sem realizar o tradicional vestibular!

Publicidade

Publicidade

Para isso, é só registrar seu interesse na lista de espera do Sisu 2022. Confira, aqui, como funciona e como se inscrever para tentar uma das vagas remanescentes da seleção!

Detalhes sobre a lista de espera do Sisu 2022

Lista de Espera do Sisu 2022: Como funciona?

Os candidatos que não foram aprovados na chamada regular podem registrar seu interesse na lista de espera do Sisu, que tem como finalidade preencher vagas remanescentes.

Essas vagas sobram porque os candidatos aprovados desistem de efetuar a matrícula ou perdem o prazo para realizá-la. Em situações assim, as universidades liberam essas oportunidades para quem se registrou na lista de espera.

Publicidade

Publicidade

Para entrar nessa lista, o candidato deve informar seu interesse no site oficial do Sisu 2022. Caso sobre vagas, as universidades chamam os candidatos de acordo com a classificação oficial.

A matrícula é feita no período indicado pela universidade e é importante se atentar ao prazo, para evitar a perda da vaga pelo não cumprimento de procedimentos.

Quem pode se inscrever na lista de espera do Sisu 2022?

A inscrição na lista de espera do Sisu 2022 só pode ser feita se o candidato cumprir um requisito. A seguir, você confere qual é:

  • Não ter sido selecionado na chamada regular em nenhuma das duas opções de curso.

Caso cumpra essa regra, o candidato pode registrar seu interesse no site do Sisu, dentro do período indicado no calendário do programa.

Lista de espera do Sisu 2022: posso me inscrever em duas opções de curso?

Não. De acordo com o edital do programa, o candidato que não foi aprovado na chamada regular poderá manifestar interesse na primeira ou segunda opção de curso escolhida na inscrição no Sisu.

Não há a possibilidade de se inscrever em dois cursos ou de alterar a opção de curso. Por exemplo, caso tenha se inscrito para Administração e Direito, só poderá registrar seu interesse na lista de espera em um desses cursos, e não de outros.

Como se inscrever na lista de espera do Sisu 2022?

Publicidade

Publicidade

A inscrição é feita online no site do programa, dentro do período indicado no calendário Sisu 2022. Confira um passo a passo para registrar seu interesse:

  • Acesse o site do Sisu;
  • Faça login na área do candidato para acessar seu boletim;
  • Clique no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera.

Pronto! Verifique se uma mensagem de confirmação de inscrição será exibida. Caso não seja, refaça todos esses passos! A mensagem é importante porque assegura que sua inscrição realmente foi recebida.

Resultado da lista de espera do Sisu 2022

O resultado da lista de espera do Sisu não é divulgado no site do programa, como acontece com a chamada regular. Os aprovados são divulgados diretamente no site da universidade em que está tentando a vaga remanescente.

Portanto, a recomendação é verificar o site da instituição de ensino a partir da data indicada no calendário do programa. Se aprovado, confira as informações sobre matrícula na página.

Publicidade

O Sisu não divulga os aprovados na lista de espera porque não tem controle sobre as vagas remanescentes das universidades. Por isso, o MEC (Ministério da Educação) delega essa parte para as instituições de ensino.

Publicidade

Matrícula da lista de espera do Sisu

Quem for aprovado na lista de espera deve seguir as recomendações da universidade para efetuar a matrícula. Confira documentos a apresentar, bem como prazos e horários que deve cumprir.

O processo de matrícula pode variar entre as universidades, com envio de documentação online ou presencialmente. Verifique qual forma a instituição de ensino adotou e cumpra procedimentos no prazo para evitar a perda da vaga.

Calendário Sisu 2022

  • Resultado da chamada regular: 22 de fevereiro;
  • Matrícula da chamada regular: de 23 de fevereiro a 8 de março;
  • Prazo para participar da lista de espera: de 22 de fevereiro a 8 de março;
  • Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições: a partir de 10 de março.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar