Matrícula AM 2022: Calendário é divulgado. Veja quando realizar a matrícula e documentos

Calendário de matrícula escolar no Amazonas é divulgado. Confira datas
Datas para matrícula AM 2022 foram divulgadas pelo Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus. Confira! (Imagem: Gabriel Machado / Agência Amazonas)

O calendário de matrícula AM 2022 para a rede pública de ensino foi divulgado nesta quinta-feira, 16 de dezembro, pelo Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus. Os atendimentos devem ser feitos, prioritariamente, de forma online nos 62 municípios do estado. As famílias que não têm acesso à internet podem procurar qualquer unidade de educação para efetivarem a matrícula ou obterem mais informações.

Ao todo, a Secretaria de Estado de Educação disponibilizou 192.755 vagas para estudantes em 605 escolas do Amazonas.  Deste total, 43.260 são destinadas para Manaus e 149.515, para o interior do estado. Em 2022, o ano letivo deve começar presencialmente.

Publicidade

Publicidade

Nossa previsão de retorno às aulas se dá no dia 1º de fevereiro, com a Jornada Pedagógica, que acontece em todas as unidades da rede estadual, e dia 7 de fevereiro de forma presencial, com a volta dos estudantes. Temos certeza de que começaremos as aulas atendendo a comunidade escolar da melhor forma”, afirmou a secretária estadual de Educação, Kuka Chaves.

Calendário de matrícula AM 2022

Calendário de matrícula escolar no Amazonas é divulgado. Confira datas
Datas para matrícula AM 2022 foram divulgadas pelo Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus. Confira! (Imagem: Gabriel Machado / Agência Amazonas)

No Amazonas, as secretarias estadual e municipal de educação se uniram para montar um calendário comum para as duas redes de ensino. De acordo com o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, essa junção favorece a educação pública.

Já há alguns anos decidimos realizar as matrículas em conjunto. Em determinado bairro da cidade, a Semed oferece vagas do Ensino Fundamental e Infantil e em outras partes quem oferece é a Seduc. Nós trabalhamos para suprir a necessidade das demandas que são muito grandes na nossa cidade”, disse.

Veja as datas para matrícula AM 2022:

  • Cadastro para novos alunos: teve início em 1º de dezembro pelo site http://www.matriculas.am.gov.br;
  • Rematrícula: realizada de 20 de dezembro a 4 de janeiro. É feita automaticamente para os alunos que já estavam matriculados no ano letivo de 2021 e não demanda de nenhum procedimento por parte dos pais ou responsáveis;
  • Transferências: no dia 5 de janeiro serão realizadas as transferências por reordenamento;
  • Confirmação: nos dias 6 e 7 de janeiro, os pais ou responsáveis deverão confirmar as matrículas presencialmente;
  • Alunos com deficiência: entre os dias 10 e 11 de janeiro vai estar aberto o período de matrícula de novos alunos com deficiência e de transferências para os alunos deficientes;
  • Transferências online: de 12 a 14 de janeiro será a vez das transferências de todas as modalidades por meio do site http://www.matriculas.am.gov.br;
  • Reserva de vagas: nos dias 17 e 18 de janeiro, os alunos novos de todas as modalidades de ensino deverão fazer as reservas de vagas;
  • Última chance: no dia 19 de janeiro, quem perdeu todos os prazos pode fazer os procedimentos necessários de matrícula AM 2022.

Em casos de transferências ou matrícula de novos alunos, as famílias precisam fazer a confirmação da reserva nas escolas selecionadas. Elas têm três dias úteis a contar da data em que foi realizada a reserva para fazer a confirmação.

Processo facilitado

O site de matrícula AM 2022 foi reformulado pela empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam). Agora, de acordo com o Governo do Amazonas, ele está mais moderno e fácil de ser usado pelos pais e responsáveis de alunos da rede pública de ensino.

Publicidade

Publicidade

Após pesquisas de usabilidade, fizemos melhorias na interface, com a escolha de ícones e textos que facilitassem o acesso às informações. De forma simplificada, é possível conferir o calendário de matrículas, informações de acesso e dúvidas frequentes, além da relação de escolas, tudo em uma única página”, explicou Renato Borges, gerente de Negócios da Prodam.

O endereço eletrônico pode ser acessado por qualquer aparelho eletrônico, como computador, smartphone ou tablet, pois ele se adapta à tela.

Em 2022, o governo estadual e a prefeitura de Manaus também buscaram facilitar a matrícula de estudantes estrangeiros, principalmente refugiados de países vizinhos.

A garantia de matrícula é tanto para o aluno nacional quanto para o aluno estrangeiro. Aquele aluno que tem a documentação completa, seja estrangeira, ou seja brasileira, pode solicitar a vaga através do site da matrícula, ou também de forma presencial em qualquer uma das escolas, caso este aluno não possua  a documentação completa”, destacou a gerente de Matrículas da Secretaria Estado de Educação e Desporto, Irlanda Araújo.

Marina DarieFormada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
Veja mais ›
Fechar