Microsoft oferta cursos gratuitos e 50 mil vagas de trabalho – Confira tudo aqui!

A Microsoft anunciou que durante o ano irá oferecer cursos gratuitos e certificações digitais de requalificação em parceria com o LinkedIn. Além disso, por meio do programa Carrer Connector, a big tech oferecerá também 50 mil vagas de trabalho para os participantes destas iniciativas.

O objetivo do projeto da big tech é auxiliar profissionais que foram afetados pela pandemia. Juntas, Microsoft e LinkedIn querem minimizar os impactos do vírus, e por isso promovem ações neste sentido desde o ano passado.

Em 2020, ambas as empresas ofereceram certificações gratuitas para profissionais interessados em treinamentos de habilidades digitais. As medidas surgiram enquanto muitas empresas fechavam as portas e demitiam em massa, e ofereciam capacitação em habilidades como  análise financeira, desenvolvimento de software e análise de dados.

microsoft e linkedin

Nove meses após estas ações, as empresas se mostraram satisfeitas com os resultados. Segundo estimativas internas, a iniciativa impactou cerca de 30,7 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Com o sucesso dos cursos gratuitos de requalificação, o presidente da Microsoft, Brand Smith, e o CEO do LinkedIn, Ryan Roslanky, decidiram estender o projeto. Agora, a meta das companhias é auxiliar 250 mil empresas a contratarem novos profissionais.

“Nossos planos são baseados em uma visão do que é necessário para uma recuperação pós-pandemia mais inclusiva. A COVID-19 levou a números recordes de desemprego, prejudicando a subsistência de pessoas em todo o mundo”, explicou o presidente da Microsoft”, em nota.

Para Smith, não será fácil para os profissionais se recolocarem no mercado de trabalho e superar as adversidades que surgiram com a pandemia. Segundo ele, para isso serão necessárias novas iniciativas e colaborações, sobretudo entre os setores público e privado.

Veja também: Currículo para o primeiro emprego – como fazer? Veja aqui!

Participantes de cursos gratuitos poderão concorrer a vagas na Microsoft

Além da prorrogação das certificações profissionalizantes e cursos gratuitos, a Microsoft também anunciou o lançamento do programa Carrer Connector. Nos próximos três anos, o programa irá contratar 50 mil profissionais qualificados por organizações sem fins lucrativos ou parceiros de aprendizagem da companhia.

Segundo a companhia, o programa dará prioridade a um foco específico para mulheres e minorias pouco representadas no setor de tecnologia. Os profissionais que forem contratados por meio do Career Connector irão atuar no ecossistema da Microsoft, composto por empresas que usam ou ajudam a vender os produtos da companhia.

Nesta primeira etapa, o programa irá recrutar apenas candidatos dos Estados Unidos. Entretanto, a expectativa é que a partir do ano que vem o Career Connector já se expanda para outros países.

Veja também: Vagas de emprego com mais oportunidades em 2021

Setor de tecnologia tem alguns dos empregos com maior demanda

Segundo o LinkedIn, os setores de saúde e tecnologia foram os que tiveram maior aumento de demanda por profissionais na comparação entre 2020 e 2019. Por conta dos confinamentos e das mudanças que muitas empresas precisaram fazer se adaptar ao trabalho remoto, o setor de tecnologia teve um grande salto ano passado.

Na lista de 10 empregos em alta na América Latina que o LinkedIn elaborou, a maioria está relacionada ao setor tecnológico. As funções listadas são:

  • Desenvolvedor web “front-end e back-end” – os profissionais que trabalham no front-end são aqueles que desenvolvem a parte do software com a qual os usuários interagem diretamente. Enquanto isso, os do back-end são os que processam as informações;
  • Engenheiro de dados – responsáveis por encontrar tendências em bases de dados e desenvolver algoritmos que tornem as informações úteis para uma empresa;
  • Especialista em marketing digital – a internet oferece uma grande variedade de atuação para profissionais de marketing se especializarem. Com a necessidade repentina que as empresas tiveram para entrar nesse mercado, aumentaram as vagas em diversos segmentos;
  • Diretor ou coordenador de comércio eletrônico – o e-commerce cresceu muito em diversos países durante a pandemia. Por conta disso, aumentou também a busca por especialistas neste setor;
  • Representante de atendimento ao cliente – outro caso de funções que se tornaram mais necessitadas por conta do aumento das vendas pela internet;
  • Gerador de conteúdo digital – categoria que inclui profissionais que fornecem serviços criativos, como editores de vídeo, redatores, ilustradores, entre outros.

A lista do LinkendIn ainda inclui as categorias Enfermeiro, Equipe de apoio à saúde, Especialista em desenvolvimento empresarial e Agente imobiliário.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Deixe seu comentário