Nova CNH: 6 coisas que você precisa saber!

Confira seis pontos que merecem destaque sobre a nova CNH, documento que começa a ser emitido hoje no Brasil.


A partir desta quarta-feira (01/06), começa a emissão da nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH)documento que poderá ser expedido em meios físico, digital ou ambos.

O novo modelo da CNH passa por algumas mudanças que merecem a atenção dos motoristas brasileiros. Por isso, destacamos X pontos sobre a nova versão do documento que geram dúvidas em muitas pessoas.

1 – Quem precisa fazer a troca pela nova CNH?

Segundo a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), não é necessário fazer a troca imediata para a nova CNH.

Isso porque a substituição da versão antiga pelo novo modelo acontecerá quando os motoristas renovarem o documento ou precisarem emitir a segunda via.

Nova CNH: 6 coisas que você precisa saber!
Confira alguns dos principais detalhes sobre a nova CNH. Foto: Reprodução/CNN Brasil

2 – A CNH atual continua valendo normalmente

Como a troca ainda não é obrigatório, o modelo atual da CNH continua valendo em todo o país até a sua data de vencimento.

3 – Novo modelo tem mais dispositivos de segurança

Um dos principais destaques da nova CNH é que ela conta com elementos gráficos para evitar fraudes e falsificação.

Entre os dispositivos de segurança disponíveis na nova versão estão uma tinta especial fluorescente que brilha no escuro e holograma na parte inferior do documento.

4 – Novas informações na CNH

O documento também passa a contar com uma figura do automóvel e a indicação se o condutor tem habilitação para dirigir aquele tipo de veículo. Além disso, a nova versão traz informações sobre eventuais exercícios de atividade remunerada do motorista e restrições médicas.

Outro ponto que merece destaque é a presença das letras P ou D na CNH. Um documento com a letra P indica que o motorista tem apenas permissão para dirigir, enquanto a letra D significa CNH definitiva.

5 – Motorista poderá escolher formato do documento

Com o novo modelo, os motoristas poderão escolher se a emissão da CNH será em formato físico, digital ou em ambos. Ou seja, não é mais obrigatório ter uma versão física do documento.

6 – Nova CNH será traduzida

A nova versão do documento terá tradução em inglês e espanhol, além do Português. Segundo o Ministério da Infraestrutura, o objetivo é facilitar a identificação de motoristas brasileiros em outros países.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.