O que acontece com quem não fez a declaração do Imposto de Renda 2021?
Veja o que acontece com contribuintes que precisavam declarar o imposto de renda em 2021, mas não fizeram isso, e como resolver a situação.
Com o período para declarar o Imposto de Renda se aproximando para pessoas físicas e se encerrando para empresas, muitas pessoas ainda estão preocupadas com a declaração de 2021, se perguntando o que acontece com quem ainda não fez a do ano passado.
E há motivos para ficar preocupado com este tipo de situação, pois deixar de declarar o imposto de renda pode gerar alguns problemas bem sérios.
A seguir, você confere quais são esses problemas e como resolver esta situação e evitar dores de cabeça relacionadas ao imposto de renda.
Você não fez a declaração do Imposto de renda em 2021? O que pode acontecer
A declaração anual de imposto de renda é um procedimento obrigatório, mas não para todos os brasileiros. Isso porque muitas pessoas são isentas, como aquelas que receberam menos de R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis no ano anterior, por exemplo.
Mas no caso dos contribuintes que precisam declarar imposto de renda e deixam de fazer isso, seus CPFs se tornam irregulares, o que impede a contratação de empréstimos e participação em concurso público, por exemplo.
Além disso, deixar de entregar a declaração faz com que o contribuinte seja considerado sonegador de impostos do governo brasileiro.
Com isso, o cidadão recebe multas e algumas penalidades, e ainda precisa passar pela malha fina, um processo administrativo que investiga detalhes das suas movimentações financeiras.
Por fim, a pessoa ainda pode receber uma acusação de crime de sonegação fiscal, o que é passível de até cinco anos de prisão.
Como regularizar a situação para não ter problemas com o Imposto de Renda 2022?
Como os problemas citados podem colocar o contribuinte em situações graves, é fundamental manter as declarações de imposto de renda em dia.
Por sorte, mesmo com atraso é possível regularizar esta situação. Apesar de haver alguns custos adicionais, esta é uma saída mais fácil do que a malha fina.
Nesse caso, quem deixou de declarar o imposto de renda em 2021 ou outros anos pode fazer isso em atraso. Para isso, é preciso pagar uma multa de 1% ao mês, sendo que o valor deve varia de R$ 165,74 a 20% do imposto devido.
Para fazer a declaração em atraso, basta baixar o Programa IRPF 2021 no site da Receita Federal, preencher e entregar o documento normalmente.
Calendário para Declarar o Imposto de Renda 2022
Conforme já vimos, é muito importante ter atenção a os prazos de declaração do imposto de renda para evitar atrasos e dores de cabeça.
Em 2022, os informes de rendimentos de empresas e bancos devem ser entregues até o próximo dia 28 de fevereiro. Enquanto isso, o prazo para declarar o imposto de renda de pessoa física (IRPF) segue de 1º de março a 30 de abril de 2022.